quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Orostrato Olavo Silva Barbosa, foi reeleito o maior e o melhor produtor de leite do país

O mega empresário Guaxupeano Olavo Barbosa foi reeleito o maior e melhor produtor de leite do país, na Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite. Por isso, ele foi convidado para estar na capa da revista Globo Rural, do mês de Dezembro.
Sabe o que eu acho engraçado... Guaxupé em muito tenta se vangloriar com esse tipo de fato, porém se pararmos para pensar, o investimento do mega empresário ,não e em Guaxupé e sim em Tapiratiba na Fazenda São José, na divisa com a mineira Guaxupé.
Orostrato Olavo Silva Barbosa, mais conhecido pela junção do segundo nome com o sobrenome – Olavo Barbosa -, foi reeleito o maior e melhor produtor de leite do país, ganhando o troféu Balde de Ouro, que foi entregue no mês passado na Feileite (Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite), realizada na capital paulista.

Atualizando
Após o comentário
Anônimo disse...
No caso ele seria o Jeremias Berdinazzi da vida real, que na novela era o rei do gado leiteiro.
Bem ao ler o comentário, em forma de agradecimento ao comentário, resolvi atualizar esta postagem, com um pouco mais de conhecimento.
Parte desta atualização foi retirado do site do Milton Neves


(O rei do gado:
Nascido na paulista Gália em 17 de abril de 1931, o jornalista, publicitário e dramaturgo Benedito Ruy Barbosa tornou-se um dos homens mais conhecidos da televisão brasileira. Poucos sabem que sua carreira efetivamente começou após passar em um concurso para revisor no jornal “O Estado de S.Paulo”. Não demorou a ingressar na editoria de Esportes do periódico. A relação com o então garoto Pelé propiciou que escrevesse o livro “Eu sou Pelé”, no final da década de 1950.

Chegou à dramaturgia com a peça “Fogo Frio", dirigida por Augusto Boal. Estreou no segmento de telenovelas em 1966 com “Somos Todos Irmãos” e “O Anjo e o Vagabundo”.

Atualmente, Benedito é conhecido por abordar temas rurais em suas criações. Entre as mais famosas estão “Pantanal”, na Rede Manchete (em 1990), "Renascer", “O Rei do Gado” e ”Terra Nostra”, na Rede Globo, e "Os Imigrantes", na Rede Bandeirantes. Isso só para citar algumas das importantes obras do dramaturgo.

Benedito em Minas
...Um ano antes de escrever sua épica novela "O Rei do Gado", ele passou 15 dias hospedado na casa do jornalista Milton Neves, na pequena cidade mineira de Muzambinho. Dali, na segunda metade dos anos 90, conduzido pelo irmão de Milton Neves, Homero Neves, Benedito não apenas conviveu com dezenas de maravilhados (antes, incrédulos) muzambinhenses, como também visitou dez fazendas das cidades de Areado, Monte Belo, Alfenas, Guaxupé, Nova Rezende, Tapiratiba, Caconde, Cabo Verde e Botelhos. Ele procurava locações para sua novela e acabou optando pela fazenda do mega-empresário Olavo Barbosa, de Guaxupé (MG). Ali, o saudoso Raul Cortez, na pele do coronel Berdinazzi, gravou 60% de suas cenas e de seus capítulos. E Guaxupé guarda este fato como um dos momentos mais importantes de sua história.)

Olavo de rei do café a Rei do Gado:
AMOR E DEDICAÇÃO - Não foi da noite para o dia que Olavo Barbosa tornou-se o maior produtor de leite do Brasil. Filho de fazendeiro, nasceu na rua Tiradentes, onde reside até hoje. Aos 16 anos, começou a trabalhar na Companhia Brasileira de Café, passou a gerente interino e em 1950 comprou o armazém em que trabalhava, junto de um grande amigo que considerava seu Irmão, Geraldo, conhecido como Geraldo 7, armazém esse do Grupo Moreira Salles, que havia decidido encerrar suas atividades em Guaxupé. Passou a trabalhar como corretor de café e em 1970 fundou a "Exportadora de Café Guaxupé Ltda" que contava, na época, com 20 funcionários. Hoje é uma das maiores exportadoras de café do país.
Olavo Barbosa iniciou sua trajetória na pecuária leiteira em 1960, produzindo 70 litros diários de leite tipo C. Sete anos depois produzia leite tipo B e, em 1987, introduziu no país um sistema exclusivo para o leite A, que lidera o mercado com a marca "Fazenda Bela Vista". "Fomos os primeiros a embalar o leite em garrafinhas, idéia que a dona-de-casa aprovou por ser prática e funcional", comenta o empresário. A produção atual da Fazenda Bela Vista é de 55 mil litros/dia.
O produto sai envazado da fazenda, situada em Tapiratiba, diretamente para o varejo em São Paulo, Campinas, Jundiaí, Santos e outras regiões do Estado. Para quem não sabe, as estruturas de primeiro mundo mostradas na novela "O Rei do Gado" (Rede Globo - 1998) como sendo a propriedade da família Berdinazzi eram, na realidade, a Fazenda de Olavo Barbosa.
Filiado à COOXUPÉ desde a sua fundação, este homem estudou, trabalhou e cresceu profissionalmente em Guaxupé. Viaja muito a negócios, mas diz que não há nada melhor do que voltar para casa! Tanto é que faz questão de auxiliar a comunidade da cidade que sempre lhe proporcionou qualidade de vida. É dele a primeira creche fundada em Guaxupé, a Nossa Senhora Aparecida, frequentada por 120 crianças. Olavo Barbosa foi vereador na época em que este cargo não era remunerado: "dei minha contribuição, mas não tenho vocação política", comenta.
Aos 80 anos e na ativa, Olavo Barbosa já deu mostras de sua vocação ser bem outra! "Acho que tudo que se faz com amor e dedicação, acaba dando certo", afirma Olavo BARBOSA.





Leia também:

10 comentários:

  1. No caso ele seria o Jeremias Berdinazzi da vida real, que na novela era o rei do gado leiteiro.

    ResponderExcluir
  2. achei q o rei do gado fosse o José Batista Sobrinho...

    ResponderExcluir
  3. Rei do gado não é igual a rei do leite

    ResponderExcluir
  4. e ANDRADINA-SP ONDE FICA NESSA HISTORIA.

    E JOAQUIM DE MOURA ANDRADE.

    E O SERGIO REIS ANDA CANTANDO MENTIRAS POR AI?

    ResponderExcluir
  5. verdadeiro rei do gado, joaquim de moura andrade, residiu e fundou a cidade de andradina...interior do estado de são paulo...

    ResponderExcluir
  6. Rei do Gado != Rei do Leite

    ResponderExcluir
  7. e vaca num é gado né....

    ResponderExcluir
  8. Desculpe, mas o fazendeiro descrito não foi relacionado com o personagem da vida real, Antônio Joaquim de Moura Andrade - o verdadeiro Rei do gado. Este foi o detentor do maior acúmulo de bovinos já existente do Brasil, além de fundar 2 cidades: Nova Andradina - uma das maiores cidades de MS- e Andradina, interior de SP, que carrega o título de Terra do Rei do Gado, além de possuir várias esculturas do famigerado Joaquim.
    Além do mais, a novela "O Rei do Gado" foi gravada às margens do Rio Araguaia.
    Por ultimo o pecuarista, tanto na novela, quanto na vida real, denominado Rei do Gado dedicava-se ao gado de corte (para reprodução, e consumo de carne) e não gado leiteiro.
    Não que você devia ter nascido sabendo, mas sua pesquisa foi pífia, podia ter sido mais completa sua postagem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Para conhecimento, a novela o Rei do Gado foi gravada em várias cidades, como Guaxupé (Cidade onde Olavo Barbosa reside)...Para as gravações de O Rei do Gado, foram utilizados pelo menos cinco pólos de produção: Itapira, Ribeirão Preto e Amparo (SP), Guaxupé (MG) e Aruanã (GO), por onde se espalhavam as fazendas usadas como locação, além da cidade cenográfica construída no Projac.(Fonte:http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-230346,00.html) .

    ResponderExcluir