sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Os numeros de celular no estado de São Paulo passará a usar 9 digitos.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu nesta quinta-feira (9-12-10) elevar para nove os dígitos dos celulares de São Paulo como forma de evitar a escassez de números.

O conselho diretor da Anatel chegou a avaliar a possibilidade de criar um novo código de área para São Paulo –além do 11 usado nas ligações interurbanas o órgão estudou a implantação do DDD 10. Os conselheiros da Anatel, no entanto, acabaram decidindo pela adição de mais um dígito nos números de telefone.
"O modelo padronizado de numeração adotado no Brasil é uma conquista de toda a sociedade brasileira e deve ser preservado, pois permite a clara identificação do tipo de chamada e da área geográfica da localização do usuário", argumentou a Anatel na nota.

A agência informou que não detectou a necessidade de expansão dos dígitos em outras regiões do país.

Medidas complementares
Além da implantação do nono dígito em celulares de São Paulo, a Anatel decidiu adotar outras quatro medidas complementares para evitar a escassez numérica no país. Uma delas é a redução do período de "quarentena" para a reutilização da numeração liberada por celulares desativados.

A agência também resolveu adotar a utilização de série específica de numeração para os modens 3G e outros dispositivos que não façam comunicação de voz.

Outra medida será a fixação de prazo para a implantação de mecanismos de alocação dinâmica de numeração que permita a atribuição de numeração ao chip somente no momento da ativação do usuário.

O Conselho Diretor da Anatel decidiu ainda criar um grupo de trabalho, coordenado pela agência e composto por representantes das prestadoras de telefonia, para acompanhar a implementação das medidas anunciadas.

Celulares
Em outubro deste ano, o Brasil ultrapassou a marca de um celular por habitante. De acordo com números divulgados pela Anatel, existem 194,44 milhões de acessos no país. Segundo dados do IBGE, a população brasileira é de 193,6 milhões de habitantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário