quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Agente prisional do estado de Mato Grosso, perde a mão em treinamento.

O agente prisional Adão Ramos da Silva perdeu a mão direita após a explosão de uma granada no Centro de Formação de Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar, localizado na Estrada da Guia. Os instrutores do cursos eram do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e Batalhão de Guarda.
O agente é a segunda vítima dos treinamentos da PM neste ano. Em abril, o policial Abinoão Soares de Oliveira morreu durante atividades do Bope.
O presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Prisional, João Batista, disse que Adão segurou a granada mais tempo que deveria. Eles chegou a soltar o artefato, que explodiu perto da mão dele.
Antes da explosão, o agente pediu ajuda dos instrutores porque a granada estava com problemas. Quando o policial seguia na direção de Adão, a granada explodiu.
O acidente aconteceu na manhã de ontem e o agente foi socorrido por funcionários do ambulatório da PM e encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). No local, ele passou pela cirurgia, que amputou a mão e, no final da tarde, foi transferido para o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, onde ficará durante o período de recuperação.
Adão trabalha como agente há 6 anos e era loteado na cadeia pública de Mirassol D"Oeste (300 km a oeste de Cuiabá), onde mora com a família. Conforme o presidente do sindicato, os parentes foram acionados e chegam ainda hoje na Capital.
Uso de armas - O uso de arma de fogo funcional para agentes penitenciários de Mato Grosso foi autorizada na terça-feira (6-12-10). A permissão faz parte do Plano de Modernização do Sistema Penitenciário e desde novembro, 56 agentes fazem o curso de Operações Penitenciárias Especializadas (Cope) e a expectativa é que a partir de abril de 2011 esses profissionais passem a trabalhar armados.
Após a qualificação, os agentes substituirão os policiais militares que atuam no interior os presídios.
Outro lado - A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou, por meio de nota, que será instaurado inquérito Civil e Militar para investigar as causas do acidente.
Fonte: Gazeta Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário