domingo, 14 de novembro de 2010

Regalias presidenciais que a Dilma já tem direito.

autores: Luciana Marques e Gabriel Castro

Antes de lerem o meu post click aqui e de seu voto OCIOSO.
Regalias não faltam no cotidiano de um presidente da República. Para citar algumas: aviões e helicópteros particulares à disposição e um buffet diário preparado por um bom chef. Antes mesmo de tomar posse, Dilma Rousseff já tem direito a esses benefícios e a uma série de outras vantagens. Depois de participar do encontro do G-20, com recursos pagos pelos cofres públicos, a presidente eleita vai morar na Granja do Torto, residência oficial do presidente da República.

Com o clima de uma casa de campo, a Granja é mais informal do que o Palácio da Alvorada – atual residência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Possui piscina, campo de futebol e uma famosa churrasqueira, a menina dos olhos de Lula. Também é cercada por animais como cachorros, avestruzes e pássaros. Aliás, a presidente levará para lá seu bicho de estimação: um labrador, chamado Nego – herança do ex-ministro José Dirceu. No pacote da Granja está incluída ainda uma equipe de administradores, cozinheiros e faxineiros. Todos à disposição de Dilma.

As benesses não param por aí. A legislação também garante seguranças particulares para a presidente eleita, inclusive agentes da Polícia Federal (PF). Dilma.  tem direito ainda a transporte em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), além de um motorista particular. 

No período de transição, 50 funcionários devem servir à petista. A lista inclui assessores de imprensa, fotógrafo, secretárias e auxiliares próximos, nomeados à escolha da presidente eleita. O governo federal disponibilizou 2,8 milhões de reais para a equipe de transição: 1,2 milhão para gastos com pessoal e 1,6 milhão para despesas de custeio.

Salário – Como presidente eleita, contudo, Dilma.  Rousseff terá uma queda significativa em seus rendimentos. O salário de presidente é de 11.720 reais, 700 a mais do que o de ministra. Acontece que, antes da disputa eleitoral,  a petista ocupava a presidência do Conselho da Petrobrás – o que, em 2009, rendeu a ela, em média, 6.300 reais por mês.

Na prática, o salário de presidente equivale ao de um jogador de futebol de segunda divisão. Mas não há dúvidas: os benefícios compensam. Depois de empossada, Dilma. Rousseff não terá de se preocupar com alimentação, transporte, segurança, moradia, contas de luz, água e telefone.

Portanto, se preferir, Dilma.  não terá dificuldades para poupar integralmente o salário. Levando-se em conta o valor bruto, poderia reunir, em quatro anos de governo, mais de 590 mil reais. Um belo pé-de-meia.

Sigilo - A maior parte das despesas pessoais do presidente da República é sigilosa. Em 2010, somente os gastos secretos com cartão coorporativo totalizam 4,1 milhões de reais. No ano passado, 6,8 milhões e, em 2008, 4,8 milhões. Entre as poucas informações divulgadas, é possível se ter uma ideia do tipo de conta que é paga pela Presidência. Na lista de gastos com cartão corporativo há despesas com farmácias, cafeterias e lojas de fotografia, por exemplo.

O presidente da República também tem um direito inimaginável para os trabalhadores comuns: as despesas de férias pagas com recursos públicos. Basta escolher para onde e quando deseja viajar. Lula tinha uma predileção especial pela Base Naval de Aratu, em Salvador (BA). Lá, passou a maior parte dos dias de descanso, geralmente no início de cada ano. O presidente tinha para si e seus convidados a praia de Inema, sob proteção das Forças Armadas e sem custos de hospedagem.

O que nem todo o aparato estatal consegue garantir é a privacidade absoluta: em janeiro deste ano, Lula foi filmado carregando uma caixa de isopor sobre a cabeça. Dilma.  Rousseff tentou despistar os repórteres ao embarcar para alguns dias de descanso após as eleições em Itacaré, na Bahia. O sigilo sobre o esconderijo não durou um dia.

Terminado o mandato de Dilma. , acabarão também as vantagens de ser presidente. Algumas, entretanto, permanecerão para sempre. A petista terá direito até o fim de seus dias a quatro servidores - para segurança e apoio pessoal - e dois veículos oficiais com motoristas. O dinheiro sai do bolso do contribuinte.



Leia Também.......



Aos comentários postados até as 17:49
 Assim como tive a liberdade de postar este, espero também comentários e todos serão aceitos, porém estou inclinado a fazer os meus comentários aos comentários.
Sim o texto e crítico e jornalístico, além de informativo, então tem sim um tom de crítica.
Sim presidente tem direito a folga assim como eu e vocês, alias acho que elegemos também um vice e se não me engano a constituição define esta situação, onde e justamente o momento em que o vice assume, como em viagens oficiais, e em outros casos.
Se estourar uma crise ou fato grave caso o presidente esteja ausente, quem assume o poder é o Vice-Presidente, seguido do Presidente da Câmara dos Deputados, Presidente do Senado e Presidente do Supremo Tribunal Federal.
Também acho que e justo as regalias, e sim qualquer pessoa eleite fará jus as regalias, afinal de contas, não queremos que uma pessoa assuma a presidencia sem saber o que um presidente faz, então estes gastos se fazem necessários para que a transição ocorra em perfeita ordem. Só não concordo com o valor acho que isso deveria ser revisto.
Com relação ao comentário do Roberto...sim “O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam.” - Arnold Toynbee (economista inglês, 1852-1883), então os analfabetos que votaram em analfabetos terão seu governante.
Com relação ao comentário do Rafa: o grifo e meu e grifo o que quero(kkkk), alias grifar o nome da Dilma. E a forma de criar um link para os outros post da Dilma., e só clicar e você terá acesso mais rápido a outros post da nossa Dignifica presidente.

10 comentários:

  1. Nada mais justo...

    Senti um tom de crítica mas todos os benefícios e os muitos outros não mencionados estão completamente compativeis com o cargo...

    Dispesas pagas inclusive nos dias de folga? E presidente têm folga? Se estourar uma crise ou fato grave o presidente pede para o país esperar ele voltar da folga? Faça-me o favor...

    ResponderExcluir
  2. Faço das palavras do Thiago, as minhas. Não vejo nenhum exagero ou injustiça nisso, até porque teremos uma presidente que fará jus. Foda é um Tiririca da vida, que dificilmente fará algo, ficar sugando dos cofres públicos e luxando com o dinheiro do povo. Agora, acho um absurdo um jogador de futebol ter um salário altissimo, pra ficar batendo bola e muitas vezes fazendo merda - vide goleiro bruno e afins. Well, mas aí já não nos compete tanto, afinal são empresas privadas que pagam o salário dos mesmos.

    ResponderExcluir
  3. E qualquer presidente que se elegesse teria as mesmas "regalias". Grifar o nome da Dilma em vermelho não quer dizer nada...

    ResponderExcluir
  4. "Se o povo é analfabeto, só ignorantes estarão em termos de governá-lo.
    “Nação de analfabetos, governo de analfabetos.” Rui Barbosa

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que ninguem caiu nesse discurso de regalias... TODOS os presidentes tiveram, FHC teve, Collor teve(nao era ele que tinha um casa feita só para ele?)...

    Inclusão digital fez com que o povo ficasse sabendo de tudo o que acontece no mundo, e poucos irão cair nesse discurso fraco de "Regalias presidenciais que a Dilma já tem direito."

    Abraços a todo

    obs: Thiago falou muito bem.
    obs2: aposto que quem fez o post trabalha segunda a segunda...

    ResponderExcluir
  6. aliás, o salário de um deputado é ainda maior, está na casa dos R$ 17.000,00 por mes, e ainda querem aumentar, pois está congelado à 3 anos (o dos servidores publicos estaduais está congelado há 10)

    fora que desses 11.000 ainda tem impostos a serem descontados

    ResponderExcluir
  7. Não me importo pelo fato fato destas regalias que todo presidente tem, mas me importo com o que ela está gastando antes de assumir a presidência, pra quem não sabe sua posse é só dia 1 de Janeiro do ano que vem!...resposta ao poust anterior: Blogueiro trabalha todo dia e tem uns que nem recebem!

    ResponderExcluir
  8. Todos os presidentes tem as mesmas regalias, a questão é se o Serra tivesse sido eleito, se você postaria a mesma coisa.

    "Depois de participar do encontro do G-20, com recursos pagos pelos cofres públicos"

    Mentira. Dilma e convidados foram para a reunião do G20 em um voô comercial, pago pela Dilma mesmo. Verifique as contas do governo se consta as passagens dela.

    É fácil chutar um assunto quando não é seu candidato que ganhou a eleição, a pergunta novamente é: Você diria algo se fosse o Serra o eleito?

    ResponderExcluir
  9. Nada mais justo para alguem que obteve mais que 40 milhoes de votos, nada mais justo para alguem que conhecera segredos de estado, nada mais jutos.

    E isso nao e uma regalia somente de presidentes brasileiros, entao....

    Abracos.

    ResponderExcluir
  10. Inclinado a comentar os comentários ate as 13:14 do dia 18/11/2010, estou aqui novamente

    João Inácio...............
    Discurso de regalias...todos devemos ter em mente que qualquer cargo possui e deve possuir regalias, assim e a vida em um pais CAPITALISTA, devemos ter em mente questionar e expor tais regalias para discutirmos se elas devem ou não existir da forma que existem.
    E sim o nossa amigo e leitor THIAGO esta coberto de razão e falou muito bem, assim como você, porém você foi infeliz em uma de suas observações.
    Senti um tom de critica ironizada, e acho que o fato de trabalhar ou não de segunda a segunda não faz uma pessoa incapaz de pensar e agir pelos seus próprios meios e pensamentos, logo sim eu trabalho de segunda a segunda, sou um ex-funcionário público estadual concursado, hoje trabalho para o estado como funcionário publico em outra área, sou habilitado para o que faço e faço com prazer, onde trabalho 4 dias por semana, tenho meu estabelecimento comercial e auxilio minha esposa em outro estabelecimento comercial, sou blogueiro por prazer, blogueiro novato mais blogueiro, ainda digo que quem fez o texto, são pessoas idôneas formadas em jornalismo e políticas sociais trabalham em um renomado jornal do estado de Minas Gerais, onde espero que trabalhem sempre de segunda a segunda a fim de manter a sociedade de olhos abertos para tudo que acontece.

    Vicent...................
    Realmente deputado tem o salário ainda maior, sem contar com as ajudas de custo como auxilio Xerox, auxilio palito entre outros, o salário de senador pode chegar a proporção de 130.000,00 por mês mais o décimo terceiro e décimo quarto.
    Jéssica..................
    Assim como você não me importo pelas regalias e sim como são gastas.

    MASTER_CALCULIS M4St3R_C4LCULU5........
    Sim como anarquista que sou e respeitando as minhas convicções, lutando por mais informações e buscando o conhecimento, sim colocaria aqui as informações do Serra, da Marina, do Plínio e de quem mais tivesse a possibilidade de ser eleito.
    “Depois de participar do encontro do G-20 com recursos pagos pelos cofres públicos”
    Leia primeiro o texto para depois criar opinião e comentar, este seu comentário foi infeliz, olhemos o texto novamente, “1,6 milhão para despesas de custeio da transição” esse dinheiro veio do cofre público e poderá e deverá ser gastos como a presidente achar melhor, logo se ela comprar uma bala de menta, foi comprado com dinheiro do cofre público, então a viagem e os custeios dos assessores que foram com ela são dos cofres públicos.

    Tuta.........
    Realmente não e uma regalia só de presidentes brasileiros, se postar aqui as regalias que o presidente Americano tem, diria que a Dilma não possui regalias.

    ResponderExcluir