terça-feira, 16 de novembro de 2010

Presidiários ligam para prefeitura de MG e aplicam golpes

O famoso golpe de presidiários que ligam para as pessoas simulando um falso sequestro chegou agora nas prefeituras de cidades do interior de Minas Gerais. Os bandidos fingem ser um deputado federal para conseguir créditos para celular. Cerca de 35 cidades já caíram no golpe.

Segundo o delegado da Polícia Federal, Daniel Souza Silva, os bandidos ligam para as prefeituras e se passam pelo deputado federal Jaime Martins. Eles dizem que estão numa Cherokee preta que estragou a alguns quilômetros do município, e pedem ajuda para os servidores da prefeitura. Os funcionários, então, providenciam o socorro para o deputado, que na verdade é apenas um golpista se passando pelo parlamentar.

Os golpistas, então, ligam novamente e pedem o celular do servidor público. Depois, eles voltam a telefonar e dizem que precisam fazer algumas ligações importantes, mas estão sem saldo no celular. Diante disso, os servidores colocam créditos no aparelho e o deputado não aparece. Algumas prefeituras chegaram a depositar R$ 2 mil em créditos.

O golpe está sendo realizado desde setembro deste ano, mas somente a dez dias atrás o caso foi descoberto pela Polícia Federal, que recebeu uma procuração do deputado Jaime Martins, dizendo que o nome dele estava sendo usado por criminosos.

De acordo com o Daniel Souza, as ligações estão sendo feitas de Rondonópolis, no Mato Grosso do Sul, e que possivelmente os criminosos ligam de dentro de um presídio. “Conseguimos rastrear as ligações, e vimos que no raio onde elas são feitas, existe uma cadeia. O deputado Jaime Martins, já entrou em contato com os responsáveis pelo local e pediu uma varredura no presídio”, afirma o delegado responsável pelo caso.

O delegado ficou surpreso pela forma como os bandidos estão praticando os golpes . “Percebemos como os criminosos estão inovando. Da forma com que eles conversam com as pessoas, os bandidos acabam a induzindo ao erro”, conta o delegado, que revela como o crime está recorrente. Segundo Daniel Souza, quinze minutos antes de conversar com o Estado de Minas, ele recebeu a informação de que a Prefeitura de Três Pontas sofreu o golpe.

Precauções

Para não cair no golpe, a Polícia Federal dá algumas recomendações. Se o servidor público receber uma ligação parecida, antes de depositar o dinheiro, deve ligar para assessora do deputado e confirmar a informação. Além disso, a polícia precisa ser acionada.

Confira a lista das cidades que caíram no golpe

Alagoa, Alpinópolis, Alfenas, Alterosa, Beto Vale, Buritis, Cachoeira do Pajeú, Cambuí, Cambuquira, Campo Belo, Candeias, Cana Verde, Carangola, Caputira, Carandaí, Caratinga, Carmo do Cajuru, Carmo do Paraíba, Carmo da Mata, Carmo de Minas, Carmo do Rio Claro de Minas, Carmópolis de Minas, Carvalhopolis, Caxambu, Cláudio, Conceição da Barra de Minas, Conceição do Mato Dentro, Conceição do Pará, Conceição da Aparecida, Congonhas do Norte, Corinto, Corações de Jesus, Chapada do Norte, Coromandel, Córrego do Bom Jesus, Três Pontas e Tupaciguara.

Fonte: ESTADO DE MINAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário