BLOG SÓ PALAVRAS + UM POUCO DE TUDO, NOTICIAS E TEXTOS MAIS

Ultimas Postagens

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Ácido acetilsalicílico pode mesmo prevenir o infarto e causar problemas gástrico?


As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil, na cidade de Juiz de fora em MG de janeiro a abril deste ano a cada dois dias uma pessoa morreu por causa de infarto, ou seja foram 64 mortes confirmadas nos quatro primeiros meses.

O ácido acetilsalicílico evita que as plaquetas se agrupem e obstruam os vasos sanguíneos. Por isso é que popularmente se diz que o AAS “afina” o sangue. 

Ao mesmo tempo, a aspirina atua na mucosa gástrica, diminuindo a produção de prostaglandinas – substâncias lipídicas que protegem o estômago e o intestino.

Durante o estudo de doutorado de Plinio Minghin Freitas Ferreira, na USP, sob orientação de De Nucci, foi aplicado em 24 voluntários sadios  e divididos em dois grupos. onde o primeiro grupo recebeu AAS todos os dias durante um mês. O outro grupo recebeu o medicamento a cada três dias e, no intervalo dos dias, apenas placebo. Neste período, os voluntários passaram por diversos exames como endoscopia, biópsia gástrica, teste de agregação plaquetária e medição do nível de prostaglandina, por exemplo.

foi observado que os dois grupos obtiveram eficácia para prevenção na formação de trombo, porém o primeiro grupo não teve redução da prostaglandina.





fonte 
http://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/uma-dose-de-aas-a-cada-tres-dias-e-suficiente-para-prevencao-de-infarto-e-avc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PARCEIROS

Tedioso: Os melhores links Linkado - Agregador de conteudo