terça-feira, 16 de agosto de 2011

Penitenciária de Patrocínio inaugura anexo e amplia vagas

dsc04081.jpg

A Penitenciária Deputado Expedito Faria Tavares, em Patrocínio, no Alto Paranaíba, ampliou em 326 vagas sua capacidade, com a inauguração do anexo da unidade, na manhã desta sexta-feira (12).

Além de pátios para banho de sol e local para visita, o novo espaço possui uma cela destinada a presos com necessidades especiais. Com a expansão estrutural da penitenciária, a Cadeia Pública local foi desativada e seus 94 presos transferidos.

A mudança permitiu que policiais civis e militares retomassem suas funções constitucionais de investigação e policiamento preventivo e repressivo. “Com estas ações estamos dando mais segurança à população e mais policiais civis e militares estarão nas ruas no combate à criminalidade”, declarou o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, durante solenidade de inauguração.

A transferência dos 94 presos para o novo anexo foi coordenada pelo diretor de segurança interna da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Luiz Carlos Danunzio, e contou com o apoio de cerca de 80 agentes da Penitenciária Deputado Expedito Faria Tavares e do Presídio de Araxá. Durante o procedimento, os detentos tiveram os cabelos cortados e receberam kits da Suapi contendo uniformes, cobertores, toalhas e produtos de higiene pessoal.

O anexo da Penitenciária Deputado Expedito de Faria Tavares é composto por 52 celas, equipadas com beliches e divididas em quatro alas. O local atenderá presos dos regimes provisório, fechado e semiaberto. Seis alojamentos, que correspondem a 24 vagas, serão destinados aos albergados. Para dsc04035.jpga construção do novo espaço houve investimento de cerca de R$ 8 milhões do Governo de Minas. Com o anexo, estão sendo criadas 326 vagas, aumentando a capacidade do presídio para abrigar 722 presos.

O novo espaço conta ainda com três celas para visita íntima, uma para portadores de necessidades especiais e quatro pátios, além de guaritas externas, sistema contra incêndio e sinistros, uma área para inspeção dos veículos e um espaço destinado à inspeção de alimentos, visitas e atendimento jurídico. O anexo possui também um reservatório de água independente da unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário