terça-feira, 9 de agosto de 2011

Governo Paraibano promove curso para capacitar agentes penitenciários para ações preventivas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), está realizando o “1º Curso de Inteligência Penitenciária”, com o objetivo de capacitar os agentes penitenciários paraibanos para atuar na produção e proteção do conhecimento, de forma a subsidiar ações preventivas no sistema prisional.

A aula inaugural foi ministrada na manhã desta segunda-feira (8) pelo superintendente da Agência Brasileira de Inteligência na Paraíba, Sílvio Pires da Silva, que ressaltou a importância das ações de inteligência, produção de conhecimento e sua proteção.

Sob a coordenação da Gerência Executiva de Planejamento, Segurança e Informação (Geplasi), e execução da Escola de Gestão Penitenciária, o curso, com carga horária de 40 horas e encerramento previsto para a próxima sexta-feira (12), está sendo ministrado para uma turma de 40 agentes penitenciários lotados nas principais unidades prisionais das regiões geoadministrativas do Estado.

As aulas estão sendo realizadas no auditório da Academia de Ensino de Polícia  (antiga Acadepol), sendo os conteúdos ministrados por instrutores profissionais da ABIN e oficiais das polícias Civil e Militar.

Segundo o coordenador do curso, tenente-coronel Arnaldo Sobrinho de  Morais Neto com a capacitação dos agentes as ações de inteligência serão realizadas de forma profissional e científica no sistema prisional paraibano. “A Paraíba se juntará a um grupo de poucos Estados que estão estruturados nesta área”, diz. A principal meta da iniciativa, conforme observa o tenente-coronel, é repassar aos agentes penitenciários os ensinamentos teórico-operacionais básicos, capacitando-os para a atuação eficiente e padronizada do planejamento, coordenação e execução da atividade de inteligência.

A atividade de inteligência, de acordo com a conceituação oficial da legislação brasileira, está voltada para o assessoramento do Governo nas questões relacionadas à segurança pública e à soberania do Estado.

De acordo com o secretário de Administração Penitenciária, Harrison Targino, a inteligência e a capacitação compõem um dos principais eixos da atual administração estadual na área de segurança penitenciária. O objetivo central, segundo ele, é garantir maior agilidade e segurança no tratamento de informações que transitam no sistema, dentro e fora dos estabelecimentos prisionais.

Para o secretário, a capacitação dos agentes penitenciários, na modalidade de Inteligência, auxiliará tanto em investigações criminais como em questões maiores do sistema prisional. “Desenvolveremos não somente levantamento de dados e de investigações criminais com o objetivo de buscar evidências para resolução de um fato delituoso, mas também para solucionar questões maiores do nosso sistema prisional”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário