sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Diretor de presídio e derrubado após autorizar jornalistas a entrevistar um detento

 

Depois de jornalistas terem conseguido entrevistas dentro de um presídio de segurança máxima no Peru, o chefe do Instituto Nacional Penitenciário (INPE), Wilson Hernández, teve de renunciar ao cargo, e o que noticiou o site Knight Center for journalism.

Equipes de imprensa conseguiram entrevistar Auntauro Humala, irmão do presidente eleito Ollanta Humala e líder do Movimento Etnocacerista (étnico nacionalista), condenado a 25 anos de prisão no presídio de segurança máxima "Piedra Gordas". Humala violou outras determinações do presídio, como uso de telefones celulares, visitas fora do horário estipulado e permissão de entrada de câmeras sem autorização dos oficiais.

O presidente do Conselho de Imprensa Peruana, Luis Agois, lembrou que é responsabilidade do presídio permitir a entrada dos meios de comunicação, rebatendo as acusações de que os jornalistas teriam colocado a segurança do local em risco.

Segundo o Knight, a Radio Capital e o noticiário de televisão Primera Noticia conseguiram entrevistá-lo, por meio de ligações telefônicas, porém sem autorização das autoridades do presídio. 

A situação expôs falhas na segurança em "Piedra Gordas", que depois da publicação das conversas, demitiu diversos dirigentes de seus cargos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário