terça-feira, 23 de agosto de 2011

Detentos tentam fugir em Tobias Barreto

Durante a visita deste domingo, 21, dois detentos tentaram fugir do presídio juiz Manoel Barbosa de Souza, em Tobias Barreto, município distante 132 quilômetros da capital, Aracaju.

De acordo com informações do diretor do presídio, Sivanildo Gomes, a tentativa de fuga ocorreu por volta do meio dia e quarenta minutos, no momento em que os detentos estavam na área destinada ao banho de sol, onde recebiam visitantes.

Os presos Moisés Conceição e Flávio dos Santos chegaram a pular o muro do pavilhão João Guilherme, onde estavam, e, quando corriam em direção a um outro muro que dá acesso à parte externa do presídio, foram contidos por agentes penitenciários. “No momento que eles corriam para chegar até o muro, os agentes penitenciários que estavam na área perceberam e atiraram para o alto. Eles pararam, foram contidos, dominados e encaminhados novamente à cela”, conta o diretor do presídio. “Eles só conseguiram sair do pavilhão onde estavam”, relata.

A tentativa de fuga será apurada em procedimento disciplinar a ser instaurado pela Comissão Disciplinar da unidade prisional, que, ao concluir o processo, enviará relatório ao Poder Judiciário, especificamente à Vara de Execuções Penais, com pedido de falta grave, o que poderá trazer implicações no currículo dos dois detentos, que poderão ser penalizados com perda de benefícios previstos em lei, caso pedido seja acatada pela autoridade judicial.

Ao diretor do presídio, os dois detentos informaram que a tentativa de fuga teria ocorrido porque eles estariam sentindo solidão, em função do abandono das respectivas famílias. Moisés está no presídio desde o mês de junho de 2009 para cumprir pena de 22 anos de detenção por prática de homicídio, enquanto Flávio chegou à unidade no mês de outubro do ano passado para cumprir pena de 11 anos e sete meses por prática de roubo e furto.

O presídio juiz  Manoel Barbosa de Souza tem capacidade para recepcionar 111 detentos, mas apresenta superlotação com 234 presos. Ali, já ocorreram 22 fugas, conforme estatística da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário