sábado, 6 de agosto de 2011

Celulares, armas artesanais e drogas encontradas em presídio

Drogas, armas e celulares apreendidosDrogas, armas e celulares apreendidos

Durante uma vistoria realizada na Casa de Custódia, agentes do Grupo Especial de Vistoria (GEV) conseguiram encontrar uma grande quantidade de armas e ferros. Os ferros foram apreendidos no pavilhão “F” do presídio localizado na zona Sul de Teresina.

A secretaria de Justiça apresentou nesta manhã de sexta-feira (05/08), todo o material apreendido no presídio no mês de julho. No material estão 30 celulares, 41 baterias, nove chips e muitas outras armas artesanais, sendo encontrado até mesmo oxi, uma nova droga onde o efeito é mais devastador do que o crack e que está chegando ao Piauí de forma rápida.

A grande quantidade de apreensões que acontecem na Casa de Custódia demonstra a intenção dos detentos, que freqüentemente realizam motins dentro dos presídios.

Segundo o secretário de justiça do estado, Henrique Rebelo, as armas artesanais são feitas da própria estrutura do presídio, onde detentos quebram barras de ferros entre o concreto e ralam no chão para deixar a ponta bem afiada.

"Essas armas são feitas dos ferros da estrutura física do presído, e são usadas pelos presos nas brigas para ferir os rivais dentro dos pavilhões", disse o secretário.

Além das armas, uma quantidade considerável de drogas como, maconha, crack e até mesmo a nova droga o oxi, foi encontrada em poder dos detentos. O secretário informou que a droga é levada por mulheres que fazem as visitas aos custodiados, onde as mesmas introduzem o material nas partes intimas tornando a detecção mais difícil. "A mulheres dos presos entram com a droga nas partes intimas, envolvido em um material que cria dificuldade para o aparelho identificar, mas agora estamos com novos aparelhos, onde independentemente da forma colocada vamos poder detectar, os aparelhos estão na Casa de Custódia e já estamos usando.

O secretário de justiça Henrique Rebelo falou ainda da construção de novos presídios, onde no total existem quatorze, um hospital penitenciário e uma penitenciária que será entregue no mês de setembro.

“Temos quatorze presídios no estado, um hospital penitenciário, agora no mês de setembro será entregue mais uma casa de detenção e o ministro da justiça já aprovou mais duas penitenciarias que será construída em Floriano, região Sul do estado e Parnaíba , na região Norte”, afirmou Rebelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário