quarta-feira, 20 de julho de 2011

Agentes penitenciários ameaçam paralisação contra nova carga horária

Agentes penitenciário podem paralisar atividades

O clima está tenso na tarde desta terça-feira, 19, no Sistema Prisional de Alagoas, onde dirigentes do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen) discutem com a categoria a entrega dos cargos de direção e uma paralisação de advertência no próximo sábado, por 48 horas.

Alan Leite, vice-presidente do Sindapen, explicou que a categoria está insatisfeita com a determinação da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) e do Conselho de Segurança em aumentar a escala de serviço dos agentes de 160 horas para 196 horas mensais e, consequentemente, diminuir a folga.

“Estamos conversando com os agentes que ocupam cargos de diretoria no sistema para entregarem os cargos em protesto contra essa medida, que é ilegal, uma vez que prestamos concurso para trabalhar 160 horas, e não 190 horas mensais”, explicou Alan, acrescentando que a Sgap não justificou a mudança.

Segundo o vice-presidente, hoje, além das 40 horas semanais, um agente trabalha 24 horas em regime de plantão e folga 96 horas, mas, com a mudança, a folga cairia para 72 horas.

A categoria também voltou a criticar a existência de prestadores de serviço não qualificados trabalhando no sistema prisional, inclusive na remoção de presos. “São ‘chumbetas’ que usam armas de grosso calibre sem nenhum treinamento e sem experiência”, desabafou Leite.

A assessoria de Comunicação da Superintendência Geral de Administração Penitenciária informou, irá divulgar uma nota à imprensa explicando as razões para a mudança na escala de serviços dos agentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário