quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Será que o carro mais barato do mundo vai continuar sendo o mais barato?

Tata Motors, fabricante do Nano, considerado o carro mais barato do mundo, planeja exportar o modelo para o Brasil a partir deste ano. A montadora mira ainda os mercados de automóveis populares da Romênia, Turquia, Tailândia, Bangladesh e Sri Lanka.

A montadora é a maior fabricante indiana de veículos comerciais, e vende o Nano a partir de 137,5 mil rúpias (cerca de R$ 5.000) na Índia, em sua versão mais básica. O carro de quatro lugares é econômico e faz, segundo a Tata, até 23 km/l. Custos mais baratos de mão de obra ajudam a manter o preço baixo do veículo. Um problema é que o Nano não possui alguns itens obrigatórios em outros países, inclusive no Brasil. Para ser vendido nos Estados Unidos, por exemplo, o modelo passará por alterações estruturais a fim de cumprir normas de segurança. Lá, ele deve ser vendido um modelo semelhante ao conceito exibido, no Salão de Barcelona, que será destinado ao mercado europeu. Entre as novidades, há banco traseiro dobrável, ar-condicionado, freios ABS e acabamento de melhor qualidade. Com isso, o preço do modelo saltaria para algo em torno de US$ 6.000.

Segundo a empresa, o carro não chegará a outros países pelo mesmo preço vendido na Índia, mas deve custar em torno de US$ 5 mil, equivalente a R$ 9 mil. Atualmente, o carro mais barato vendido no país é o Fiat Mille Economy, 2,5 vezes mais caro que o Nano.

Com a chegada do modelo, há preocupação no mercado de veículos. Com um valor tão baixo, a grande procura pode desestabilizar as vendas dos outros fabricantes. Há também um receio quanto à qualidade, mas a montadora garantiu que o automóvel chegará atendendo às exigências e à qualidade dos carros daqui.

O carro não dispõe, por exemplo, de barra de proteção nas portas, que salvaria os passageiros em caso de batida lateral. No Brasil, mesmo os modelos mais simples, como o Gol 1.0, são dotados desse equipamento.

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