sábado, 5 de fevereiro de 2011

Quem foi Ned Kelly? Me responda quem foi o inventor do colete Balístico?

Os seres humanos através da história têm usado vários tipos de materiais como armadura para se proteger de ferimentos em combate e outras situações perigosas.
Na Austrália do século XIX, a polícia da colônia de Victoria já sabia quem procurar quando precisava de um culpado para qualquer delito: irlandeses ou descendentes, pobres e sem instrução, nascidos na zona rural. Se a suspeita não se confirmava, o sangue quente dos buliçosos irlandeses, inimigos figadais dos ingleses, que mandavam no governo, se encarregava de torná-la realidade.

Edward Ned Kelly era fruto desse meio. Nasceu em 1854 em Beveridge, um covil que abrigava ladrões como seu pai degredado da Irlanda por roubar dois porcos , avô e tios. Acabou por se tornar o maior deles. A Austrália, surgida como uma gigantesca colônia penal, até hoje louva a saga de seu mais famoso fora-da-lei. Ned Kelly virou uma lenda que deu origem a pelo menos seis filmes o mais famoso, de 1970, tinha o roqueiro Mick Jagger no papel principal e dezenas de livros, como o premiado A História do Bando de Ned Kelly, de Peter Carey.

Nos anos de 1870 e 1871, Ned foi preso por assalto e roubo, repetindo a sina de todos os seus irmãos. Tudo indica que ele fosse inocente: mais uma vítima da implicância policial. Segundo a carta de Jerilderie, documento de 1879 em que o bandoleiro narra sua versão dos fatos, os primeiros crimes foram cometidos só depois, quando a perseguição não permitia que sua família vivesse em paz.

Ned começou roubando cavalos e só ficaria mais ousado a partir de 1878, após a supostamente injusta prisão de sua mãe.

Foram oferecidas 100 libras pela sua cabeça. Num dos confrontos com a lei, ele matou três policiais numa fuga, o que quintuplicou o prêmio para quem o capturasse ou o matasse. Nos anos seguintes, o valor atingiu 2000 libras, o equivalente hoje a aproximadamente 500.000 reais só para comparar, a polícia do Rio de Janeiro ofereceu 50.000 reais pela captura do traficante Elias Maluco.”kkkkkkk”

Mas Ned não se intimidou e respondeu na mesma moeda: passou a oferecer prêmios pelas cabeças dos chefes da polícia local. Ele e seus amigos realizaram assaltos espetaculares aos bancos em Euroa (1878) e Jerilderie (1879).

O último confronto do bando com seus perseguidores aconteceu em Glenrowan, em 28 de junho de 1880. Entrincherados em um hotel, Ned, seu irmão Dan, Joe Byrne e Steve Hart improvisaram armaduras de ferro que lhes cobriam o peito e a cabeça O tiroteio durou 12 horas e só acabou com a morte de todos os membros do bando, menos um: Ned Kelly, preso depois de levar 28 tiros nas pernas e enfrentar sozinho cerca de 50 agentes da polícia.
Ned foi enforcado em Melbourne em 11 de novembro daquele ano, apesar dos apelos de sua mãe e das 60.000 assinaturas contrárias à sua execução. Cortaram-lhe a cabeça e enterraram seu corpo no pátio da prisão. Hoje, ninguém sabe do paradeiro desses restos mortais, o que aumenta ainda mais o fascínio da lenda de Ned Kelly.








Um comentário:

  1. Adorei... eu assisti o filme mais recente com o Orlando Bloom ^^
    A história dele é ótima, e ele era tão novinho rs
    perfeito herói fora-da-lei

    ResponderExcluir