quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Gafe em Telenovela do Gilberto Braga: onde fica a cidade de Bonito Você Sabe?

Bonito fica no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pantanal ou no Cerrado? Se você não sabe, não é o único. Acho que muitos não sabem. Até o Gilberto Braga, aquele autor de novelas da Globo, demonstrou recentemente na novela Insensato Coração, que não sabe.

A confusão envolvendo os nomes dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso causaram revolta na população do estado caçula. No capítulo da sexta-feira (21/01) da novela Insensato Coração, um diálogo entre as personagens Luciana (Fernanda Machado) e Pedro (Eriberto Leão) deu a entender que a cidade sul-mato-grossense de Bonito ficaria no Mato Grosso.

A revolta dos sul mato-grossenses é acentuada pelo fato de não ser a primeira vez que Gilberto Braga faz confusões entre os nomes dos dois Estados. Em 2004, durante um capítulo da novela “Celebridade”, a personagem de Malu Mader também disse que iria para Mato Grosso, visitar Bonito.

Infelizmente, essa troca entre MS e MT não é incomum. Além de novelas, telejornais e até mesmo o então presidenciável José Serra (PSDB), durante campanha eleitoral de 2010, acabam se enganando com a geografia nacional. Porém essa confusão não fica só na revolta do sul-mato-grossense, o estado acaba também por perder dinheiro.

Devido aos sucessivos equívocos envolvendo os nomes dos dois Estados, desde o ano passado a discussão sobre uma possível mudança de nome de Mato Grosso do Sul ganhou força. O deputado estadual Antônio Arroyo (PR) apresentou um projeto estabelecendo as regras para se fazer um plebiscito. Entre as sugestões mais cotadas estão os nomes “Estado do Pantanal” e “Estado do Cerrado”.

Já alternativa sugerida pelo deputado estadual Paulo Duarte (PT) em seu Twitter é que para a Rede Globo parar de uma vez por todas, a não confundir o nome de Mato Grosso do Sul com seu estado irmão seria o governo estadual cortar as verbas publicitárias destinadas à emissora. Outras opniões são de que o estado deveria investir mais na divulgação.

E você é a favor da mudança de nome do estado?

Fonte: Portal Bonito

Bem meus bruxos como podemos condenar um autor de telenovelas, se nós não podemos condenar deputados e senadores que não conhecem o pais que auxiliam a governar como o próprio exemplo do então presidenciável José Serra (PSDB), veja o vídeo sobre o estado de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário