BLOG SÓ PALAVRAS + UM POUCO DE TUDO, NOTICIAS E TEXTOS MAIS

Ultimas Postagens

sábado, 8 de janeiro de 2011

Cientistas investigam morte de milhares de pássaros e peixes nos EUA

Um mistério vem intrigando o mundo inteiro há uma semana: cientistas buscam explicações sobre o que causou a morte de milhares de pássaros e peixes nos Estados Unidos.

Cientistas investigam morte de milhares de pássaros e peixes nos EUA
Os veterinários não encontraram sinais de envenenamento. Especialistas acreditam que pássaros se assustaram com o barulho dos fogos de artifício.

Já são sete dias de mistério. O primeiro caso de mortandade foi registrado no Arkansas. Os melros pretos e de asa vermelha foram encontrados mortos na manhã seguinte ao Réveillon. Eram mais de cinco mil.

Os veterinários não encontraram sinais de envenenamento. "Havia hemorragia interna, como se tivessem batido em algo", disse o veterinário.

Para surpresa dos moradores, mais de cem mil peixes também apareceram mortos no Rio Arkansas.

E outros casos de centenas de mortes de pássaros também foram registrados em mais quatro estados americanos. No Kentucky, as aves não tinham ferimentos internos, nem tinham sido envenenadas. No Tennessee, centenas de pássaros foram encontrados mortos na estrada.

Biólogos e veterinários ainda estão investigando, mas asseguram que vão encontrar explicação para todos os casos. Eles não acreditam que as mortes em diferentes estados estejam relacionadas. O clima frio pode ter sido a causa das mortes no Kentucky.

No Arkansas, a teoria dos especialistas é que os pássaros se assustaram com o barulho dos fogos de artifício e teriam saído apavorados do abrigo à noite. Como não têm visão noturna boa, acabaram batendo em árvores e casas.

Veterinários analisam ainda se as aves foram atacadas por alguma bactéria, mas a hipótese mais provável é que as mortes tenham sido provocadas pelo choque com árvores, linhas de alta tensão e prédios.

Bem meus caros Bruxos...em um filme norte americano a invasão alienigena acontece com naves teoricamentes invisiveis e em um dos filmes passaros batem nas naves e caem mortos....acho que pode ser uma regravação do filme ou um ataque real.

Parece haver algo de curioso aqui. Pássaro-preto-da-asa-vermelha, ou tordo-sargento, é como se chama tradicionalmente o Agelaius phoeniceus. É uma espécie passeriforme diúrna intensamente territorial.4 O fato de vários da mesma espécie caírem juntos, à noite, em uma região limitada de 4 km de aresta, é um quadro que apresenta elementos de uma possível Precipitação Fortiana

É preciso dar tempo à pesquisa, mas vários Agelaius em voo noturno, mortos de estresse devido aos fogos de ano novo enquanto ou sendo alvejados por granizo seria, por si só, digno de nota. A curiosidade é maior porque patos e pelicanos são famosos por voarem em grupos. Não sei dizer se o mesmo ocorre com o Agelaius territorialista, apesar de ter dúvidas

Por este motivo, fãs de teorias da conspiração, apocalípticos e extremistas religiosos voltaram a afirmar que o fim está próximo.

Será que os astronautas estão testando uma poderosa emissão sonora para afugentar extraterrestres? Será que o exército dos Estados Unidos está experimentando armas energéticas alimentadas por satélites? E se foram aerossóis químicos ou chuvas de meteoritos? Será que os terremotos ativaram elementos contaminantes provenientes do vazamento de petróleo no Golfo do México no ano passado?

O fato é que a palavra "pássaros" é agora a mais procurada no site do jornal New York Times. E os blogueiros religiosos postaram em suas páginas o versículo bíblico de Oséias 4:1-3: "A terra se lamenta e tudo o que nela há desfalece, juntamente com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem".

Mas à medida que tais especulações inundam a blogosfera, os especialistas em vida silvestre demonstram irritação. "Não é incomum", disse Kristen Schuler, cientista do Centro de Vida Silvestre do Serviço Geológico dos Estados Unidos. "Não há nada de apocalíptico, nem nada que esteja necessariamente fora do normal, nada que não veríamos em qualquer outra semana", acrescentou.

Com relação às aves mortas no Arkansas, os funcionários determinaram que provavelmente o barulho dos fogos de artifício do Ano Novo fez as aves entrarem em pânico e estas acabaram batendo em edifícios e árvores, morrendo.

Também se reportou a morte de 80 a 100.000 peixes, que apareceram boiando no rio Arkansas a 160 km de Beebe, onde os pássaros choveram. Em Luisiana (também no sul), Schuler explicou que aparentemente o frio matou cerca de 500 pássaros.

Entretanto, em Maryland (nordeste) foi reportada a morte de dois milhões de peixes na baía de Chesapeake. Mas as autoridades rapidamente tentaram dissipar preocupações, afirmando que estas últimas mortes foram o resultado de uma incomum onda de frio, combinada com a superpopualação de peixes.

"Os peixes parecem ter morrido de causa natural", anunciou em comunicado o Departamento de Meio Ambiente de Maryland, destacando que a temperatura da água no mês passado foi a mais fria em 25 anos. Com relação às mortes de pássaros e peixes em outras partes do mundo, muitas ainda estão sendo investigadas.

Segundo Doug Inkley, da Federação de Vida Silvestre dos Estados Unidos, a causa mais freqüente de mortes maciças de aves é doença, embora a contaminação e acidentes com aviões também possam ser causas. E muitas vezes as pessoas sequer se dão conta.

"Quase sempre são áreas que não ficam perto de populações humanas, como bosques ou florestas", explicou Inkley ao canal de notícias CNN. Mas na era da internet, onde quase nada fica em segredo, a notícia se propagou rapidamente.

"Agora este tipo de história, quando sai na internet, se é suficientemente atraente, salta imediatamente ao noticiário nacional", disse Robert Thompson, professor de cultura pop da Universidade de Syracuse em Nova York. "Vamos admitir: grandes quantidades de pássaros que caem do céu e peixes que aparecem de barriga para cima dão uma boa história", emendou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PARCEIROS

Tedioso: Os melhores links Linkado - Agregador de conteudo