domingo, 9 de janeiro de 2011

A Arte de liderar

Para chegar a ser líder é preciso querer ser líder. Há quem prefira dedicar mais tempo à vida particular que ao trabalho. As responsabilidades e cobranças são grandes e é necessário ter disponibilidade e vontade para assumir a liderança em qualquer situação. Se esse não for o caso, pode-se contribuir com a equipe individualmente, ajudando no crescimento e no sucesso sem ter essas responsabilidades.
Para se sentir preparado busque conhecer todos os problemas pessoais e profissionais e gerencie suas soluções. Você pode, por exemplo, ter uma dívida e planejar seu pagamento, não pode é simplesmente esquecer a dívida. Ter problema não é problema. Problema é não conhecê-los e não gerenciá-los.

Você já reparou quantas novas profissões e especializações surgem a cada ano? Até bem pouco tempo atrás tínhamos pouquíssimas profissões, poucas opções de escolha. Mas o conhecimento também proporciona escolhas. Cada dia mais nós somos forçados a decidir o que queremos ser.

Agora, se você preencher o requisito básico da disponibilidade de aceitar responsabilidades, não se renegue como líder em potencial. Coloque-se no lugar certo e aguarde o melhor momento. O importante é parecer confiante, mesmo se esta não for a realidade em seu interior. As pessoas não irão perceber e poderão valorizá-lo pelo que você aparenta. Agora, procure se preparar o melhor possível sempre, pois quanto mais preparado você estiver, mais confiança irá transmitir aos outros.

Você pode se considerar preparado e se dizer um bom líder quando:

• Souber exatamente o que todos da equipe devem fazer, como fazer e resolver os problemas que venham a surgir.

• Conseguir definir metas difíceis, mas realizáveis para todos da equipe.

• Tiver condições de avaliar as metas de maneira fácil.

• Todos os membros da equipe souberem exatamente o que devem fazer.

• Tiver escrúpulos e for um exemplo para a equipe.

• For imparcial, justo e tratar os membros da equipe como iguais.

• For responsável.

• Interessar-se sinceramente pelos membros da equipe.

• Confiar e apoiar os membros da equipe.

• Conseguir ser flexível e ajustar seu estilo de liderança às circunstâncias.

• Incentivar e reconhecer os progressos e êxitos de todos na equipe.

• Conseguir se adaptar às metas da equipe quando necessário.

Fique atento, porque não é possível tornar-se um líder em um curso de 20 horas. Cursos, seminários, palestras, livros e textos que você ler irão despertá-lo para os conceitos de liderança. O resto virá no aprendizado diário e sem fim. Para se tornar um grande líder você precisa trabalhar muito e duro. Lembre-se de que os líderes exalam autoridade e esta precisa ser conquistada.

Pense sobre tudo isso e procure estar preparado!
Hontem no meu trabalho eu ouvi o que um dos supostos lideres disse: quem não puxa Saco Puxa Carroça. bem eu diria que este e um legitimo Chefe, onde a sua conquista se faz por meu a autoritarismo, e onde somente os incapacitados estarão ao seu lado na suposta liderança.....

Devemos ter em mente que chefiar e liderar são atos diferentes em suma no Brasil principalmente em atividades publicas a maioria das pessoas que comandam uma grande leva de pessoas, são chefes pura e simplismente chefes, onde utilizam de seu posto, graduação para estipular a vida e as obrigatoriedades dos seus subordinados.




Parte do texto foi extraído do livro de Sonia Jordão A arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário