BLOG SÓ PALAVRAS + UM POUCO DE TUDO, NOTICIAS E TEXTOS MAIS

Ultimas Postagens

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Lagoa Rosa

Conheça o Lago Hillier e sua curiosa água rosa

 

Olhando de primeira parece que estamos vendo uma ilha da Barbie. Trata-se de um lago com aproximadamente 600 metros de largura onde a água é completamente rosa. A primeira explicação que alguém poderia dar é algum tipo de poluição mas em 1802, quando o navegador  britânico Matthew Flinders o encontrou, sua água já tinha esta cor.

O lago está localizado na Middle Island, no arquipélago Recherche, na Austrália.

lago rosa arco iris

O curioso Lago Hillier está na Middle Island (clique aqui para ver no Google Maps), a maior das ilhas que formam o Arquipélago Recherche, a oeste da Austrália. A cor da água ainda não foi explicada até hoje, mas alguns cientistas teorizam que isso envolve a baixa concentração de nutrientes e diferentes tipos de algas e bactérias.

lago rosa folhagens

lago rosa reflexo

Outra teoria é que a cor pode ser formada pela reação da água salgada com um depósito de bicarbonato de sódio na região ou bactérias halófilas vermelhas nas crostas de sal.

lago rosa aguas

lago rosa mais perto

lago rosa aerea

lago rosa de baixo

 

lago rosa perto

lago rosa chegando

 

Lago Rosa no Senegal 02

 

Outros lagos rosa na Austrália

Apesar de parecer único, o lago Hillier é apenas um dos pelo menos 5 outros lagos rosa conhecidos na Austrália. São eles o Hutt Lagoon, o Pink Lake, o Quairading Pink Lake e o Field of Pink Lakes, todos na província da Austrália Ocidental.

Lagos Rosa pelo Mundo

Espalhados pelo mundo existem pelo menos mais quatro lagos rosa recheados de sal. São eles o Lake Retba (Senegal), o Salina de Torrevieja (Espanha), o Dusty Rose Lake (Canadá), além doMasazirgol (Azerbaijão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PARCEIROS

Tedioso: Os melhores links Linkado - Agregador de conteudo