quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A Verdade Sobre o Natal: PAPAI NOEL

 

2010sao nicolau2

De onde veio o costume de celebrar o Natal? Da Bíblia ou do paganismo?

Façamos um teste sobre o natal. O que você sabe sobre a origem da Árvore de Natal? O que você sabe sobre o "Papai Noel"? O que você sabe sobre coroa de azevinho? O que você sabe sobre o costume de trocar presentes? 

Papai Noel em muitas culturas ocidentais traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro. A lenda baseada em partes históricas da vida de São Nicolau e na historia de São Basílio cujo dia e 1º de janeiro. Enquanto nosso Bom Velhinho era representado com trajes de bispo passou a ter sua imagem atual graças a um cartunista e uma campanha de marketing de uma empresa de refrigerante.

Atualmente São Nicolau ou Papai Noel é gordinho, barba branca, roupa vermelha, possui vários elfos ajudantes, e viaja o mundo em seu trenó, com renas mágicas, fatos cheios de simbologia e significado oculto a profanos e não iniciados. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, aproveitou o novo visual do Papai Noel e lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas. São Nicolau Taumaturgo, ARCEBISPO de MIRA na TURQUIA, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava um saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos.

Historicamente comprovado que o responsável por criar o atual visual do Papai Noel ou Pai Natal (roupas vermelhas com detalhes em branco e cinto preto), foi o cartunista alemão Thomas Nast, em 1886 na revista Harper’s Weeklys. Papai Noel ou Pai Natal até então era representado com roupas de inverno, porém na cor verde (com detalhes prateados ou brancos), tipico de lenhadores. O que ocorre é que em 1931 a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária vestindo Papai Noel ou Pai Natal ao mesmo modo de Nast, com as cores vermelha e branca, o que foi bastante conveniente, já que estas são as cores de seu rótulo. Tal campanha, destinada a promover o consumo de Coca-Cola no inverno (período em que as vendas da bebida eram baixas na época), fez um enorme sucesso e a nova imagem de Papai Noel ou Pai Natal espalhou-se rapidamente pelo mundo. Portanto, a Coca-Cola contribuiu para difundir e padronizar a imagem atual, mas não é responsável por tê-la criado.

Nos países do Norte da Europa, diz à tradição que o Papai Noel não vive propriamente no Pólo Norte, mas sim na Lapônia, mais propriamente na cidade de Rovaniemi, onde de fato existe o "escritório do Papai Noel" bem como o parque conhecido como "Santa Park", que se tornou uma atração turística do local. Criou-se inclusive um endereço oficial como a residência do Papai Noel, a saber:

Santa Claus

FIN-96930 Arctic Circle

Rovaniemi – Finlândia

Em função disso, a região de Penedo, distrito de Itatiaia, no Rio de Janeiro, que é uma colônia finlandesa, se auto-declarou como a "residência de verão" do Papai Noel. Há ainda, na cidade de Gramado-RS, a Aldeia do Papai Noel.

 

 

 

Nome do Papai Noel ou Pai Natal em vários países

Alemanha: Nikolaus (ou Weihnachtsmann - literalmente, "homem do Natal")

Argentina, Colômbia, Espanha, Paraguai , Peru e Uruguai: Papá Noel

Brasil: Papai Noel

Chile: Viejito Pascuero

Croácia: Djed Mraz

Dinamarca: Julemanden

Eslovénia: Božiček

Estados Unidos e Canadá: Santa Claus

Finlândia: Joulupukki

França: Père Noël

Itália: Babba Natale

Inglaterra: Father Christmas

Japão: サンタクロース (lê-se "Santa kurosu" vem do inglês Santa Claus.)

Macedônia: Dedo Mraz

Países Baixos: Kerstman (literalmente, "homem do Natal")

Portugal: Pai Natal

Reino Unido: Father Christmas

Rússia: Ded Moroz

Suécia: Jultomte

Nenhum comentário:

Postar um comentário