sábado, 21 de julho de 2012

Descobrindo o mundo do código QR

Ontem foi realizada uma postagem no blog sobre a campanha politica e uma pequena apresentação do nosso amigo leitor e colaborador KLAYTON, quem leu a reportagem pode observar em seu encarte de divulgação um estranho código quadriculado, tenho que confessar que não possuía a menor ideia do que poderia ser tal código, após um pequeno bate papo com o meu futuro vereador, ao ouvir suas propostas, não aguentei de curiosidade e lhe perguntei o que se tratava tal desenho estranho e quadriculado em seu encarte, então ele me apresentou o maravilhoso mundo do código QR, não resisti e fui procurar na internet o aplicativo para meu celular. Baixe o Aplicativo.

Imagine um mundo em que bastasse apontar o celular para os objetos à nossa volta para descobrir todas as “histórias” ligadas a eles. De um livro, por exemplo, poderíamos recuperar o nome da pessoa que nos presentou, a data e o local em que isso aconteceu e até a emoção que sentimos ao ganhar o exemplar. Pensando nessa temática o amigo Klayton utilizou o código QR, para utilizar um pequeno espaço de papel reciclando sua ideia e colocando uma informação maior a disposição de seus eleitores, colocando assim “memoria” em objeto e aumentando a curiosidade.

Inicialmente criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994 para identificar peças na indústria automobilística, desde 2003 é usado para adicionar dados a telefones celulares através da câmera fotográfica. Os “QR Codes” estão sendo usados em muitas revistas, campanhas publicitárias e até em games, como o Homefront para divulgação de mensagens e dicas do jogo.

A banda Pet Shop Boys, no clipe da música “Integral” utilizou inúmeros QR Codes com links para diferentes sites. No Brasil, o Metrô de São Paulo adotou o uso do QR Code para disponibilizar aos seu usuários o acesso mais rápido ao conteúdo do site do Metrô na sua versão mobile.

O QR Code também pode ser usado como uma maneira eficiente de adicionar dados num formato de cartão de visita.

Outras informações no site LUPA

- QR Code 2.0: o código de barras será capaz de armazenar muito mais dados.
- O QR Code chegou a Salvador.
- Como instalar um leitor de QR Code em seu celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário