terça-feira, 16 de agosto de 2011

Programa Cuidando dos Seus Olhos chega ao sistema penitenciário

Projeto piloto começa pelo presídio de segurança máxima de Rio Branco

O programa Cuidando dos Seus Olhos começou nesta terça-feira, 16, a realizar atendimentos na unidade de segurança máxima de Rio Branco

O programa Saúde Itinerante – Cuidando dos Seus Olhos é uma iniciativa do governo do Acre para cuidar da saúde dos olhos do povo de todo o Estado.

Com grande sucesso - inclusive tendo recuperado a visão de inúmeras pessoas -, o programa, que realiza cerca de mil atendimentos diários no Hospital das Clínicas, chega agora a uma nova etapa: o atendimento de todo o sistema penitenciário estadual. O projeto piloto de atendimentos começou nesta terça-feira, 16, na unidade de segurança máxima de Rio Branco.

O Cuidando dos Seus Olhos é um programa do governo do Acre, realizado através de um contrato com uma empresa de atendimento oftalmológico que prestará  serviços para todo o Estado por um ano. O objetivo é justamente levar esse atendimento tão especial e delicado aos locais mais distantes e isolados, contemplando todas as pessoas mais necessitadas, incluindo a população carcerária do Acre, de maneira igualitária e humanitária. Todos os presídios do Estado receberão o programa.

Na unidade de segurança máxima da capital, todos os 147 reeducandos serão atendidos. Eles passarão por exames oftalmológicos, desde a pré-consulta até  a parte ambulatorial. Tudo cercado do mesmo dinamismo e tecnologia de ponta dos outros atendimentos realizados na capital. “O que temos de mais moderno no mundo está sendo oferecido hoje nesses atendimentos”, conta Luciano Goulart, diretor executivo da empresa oftalmológica contratada. Ele conta ainda que todos que necessitarem de acompanhamento cirúrgico serão devidamente encaminhados.

Leonardo Salomão, diretor da unidade penitenciária de segurança máxima, conta que o complexo existe desde 2003. Os detentos estão enquadrados em todos os regimes, mas a unidade é destinada a tipos diferenciados de criminosos, desde os grandes traficantes presos no Estado até  detentos por crimes de grande repercussão, representantes de facções criminosas, lideranças negativas dentro dos outros presídios e criminosos de penas mais altas. A própria população carcerária repudia alguns tipos de crimes, de modo que, para resguardar os detentos, é necessário isolá-los na unidade de segurança máxima.

A coordenadora das ações de saúde do sistema penitenciário, Jaira Magalhães, explica: “Pensamos primeiro em um projeto piloto, pois só a unidade Francisco de Oliveira Conde tem 70% da população carcerária de todo o Estado. Portanto, começamos por uma pequena unidade, pois todos serão atendidos e não pode haver comprometimento nos procedimentos de segurança”, afirma. Ela também lembrou que a empresa contratada para o Cuidando dos Seus Olhos já viajou o país inteiro realizando atendimentos, mas é a primeira vez que trabalha em um presídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário