segunda-feira, 25 de julho de 2011

Vírus usa morte de Amy Winehouse e link falso do G1 para infectar PCs

Cantora Amy Winehouse morre aos 27 anos, no dia 23 de julho. Seu corpo é retirado de sua casa pela polícia de Londres (Foto: AFP)

Criminosos enviaram uma mensagem em massa prometendo uma foto exclusiva do corpo da cantora inglesa Amy Winehouse, que foi encontrada morta neste sábado (23) aos 27 anos. O e-mail aparenta ter um link para o G1, mas o link é falso e leva o internauta para outro site. A página oferece um arquivo malicioso para o usuário. Esse arquivo é um vírus ladrão de senhas bancárias.

Segundo a mensagem, “bebidas e drogas são vistas com clareza” na suposta foto. Na realidade, as causas da morte da cantora ainda são desconhecidas. O vírus não exibe a imagem prometida no e-mail.

Após ser executado, o vírus acessa uma página com um contador de acessos para registrar o número de vítimas da praga. Este contador registrava 18.637 vítimas por volta das 14h40 desta segunda-feira (25).

O especialista em segurança Fernando Amatte adverte que fatos marcantes são sempre aproveitados por criminosos, que tiram proveito da curiosidade dos internautas. “Sempre que acontece um fato jornalístico, de grandes proporções, e que envolve mistérios, os criminosos tentam abusar da natural curiosidade humana”, diz.

Segundo ele, o vírus já estava pronto antes do ataque e foi redistribuído com a “maquiagem” certa para aumentar o número de possíveis vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário