domingo, 31 de julho de 2011

Brasileiras preferem calcinhas confortáveis no lugar das sexy

Apesar de os homens discordarem, para 38% das mulheres conforto é imprescindível

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), de São Paulo, na hora de comprar calcinhas e sutiãs as mulheres tendem a preferir as mais confortáveis, deixando de lado o romantismo e a sensualidade.

O estudo avaliou o comportamento de compra de roupas íntimas de 1.100 homens e mulheres, acima de 15 anos, de todas as classes sociais e residentes em diferentes Estados. Segundo o estudo, na hora de comprar lingerie, os consumidores - em sua maioria mulheres - prezam por peças confortáveis (38,3%) e práticas (14,6%).

Contudo, quando o critério é sensualidade e romantismo, há discordâncias entre os sexos. Uma peça feminina sensual é considerada importante para 22,2% dos homens contra 13,2% das mulheres. No quesito romantismo, a diferença fica ainda maior. Enquanto apenas 5,9% do público feminino acha importante uma peça romântica, 17,3% dos homens destacam esse aspecto em calcinhas e sutiãs.

Ao que tudo indica, o conservadorismo prevalece nas escolhas femininas. O critério "vanguarda e exotismo" aparece em último na lista, com apenas 0,4% das preferências.

Na hora de comprar roupa íntima masculina, conforto também aparece no topo das exigências (38,7%), seguido por praticidade (14,2%). De acordo com a opinião masculina, as cuecas precisam, além de tudo, ter estilo. O produto precisa ser jovial (10,3%) e sexy (8,3%) e não pode estar fora de moda (10,1%).

Ainda segundo a pesquisa, os homens têm hábito de comprar calcinhas e sutiãs para namoradas, mulheres, mães e filhas a fim de celebrar datas especiais - como, por exemplo, um aniversário ou dia dos namorados (33%). Esse motivo de compra aparece em segundo lugar na pesquisa, só superado pela necessidade de substituir uma peça antiga.

Já quando a mulherada compra cueca para dar de presente, o motivo é sempre substituir uma peça antiga. As mulheres também compram lingerie principalmente para renovar o conteúdo da gaveta e substituir as peças antigas (31,6%).

 

Homens gastam média de R$ 115,85; mulheres, R$ 93,20

Segundo a pesquisa do Iemi, as mulheres costumam comprar lingerie atraídas pelo que veem na vitrine. Cerca de 19,7% delas têm hábito de comprar na mão de revendedoras. Já os homens fazem uma compra de oportunidade. Segundo Marcelo Zillin Prado, diretor do instituto que realizou a pesquisa, a compra se dá quando os homens, já nos caixas de grandes supermercados ou lojas de departamento, são perguntados pelo vendedor se eles não precisa de mais algum produto. "Aí eles se lembram e pegam um pacotinho com três cuecas sortidas", diz.

O gasto médio na compra de lingerie feminina foi de R$ 93,20 e de roupa íntima masculina, R$ 115,85.

Prado diz que o homem gasta mais em cada compra, porém ele tende a comprar com menos frequência. Com relação ao consumismo feminino, 22,9% delas compram para "se dar um presente".

Um comentário:

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