quinta-feira, 14 de julho de 2011

Apenados de dois presídios em João Pessoa no estado da Paraiba, vão receber ações de saúde nesta quinta e sexta-feira

A Secretaria de Estado da Saúde (Ses) realiza nesta quinta (14) e sexta-feira (15), em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária, a 1ª Gerência Regional de Saúde e o Lacen, a primeira ação do Projeto de Vigilância em Saúde nos presídios. Serão visitados os presídios de segurança máxima PB-I e PB-II, localizados na praia de Jacarapé, em João Pessoa. Com mais essa ação, que atenderá a uma média de 500 detentos, o Governo vai levar ao apenado a opção de avaliar o seu estado de saúde com foco nas doenças transmissíveis como tuberculose (com realização de baciloscopia), hanseníase (com avaliação dermatológica), Aids (com teste rápido de HIV) e hepatite B e C.

Também serão realizados exames de prevenção do câncer de próstata (PSA) para homens a partir de 40 anos, teste de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, atendimento odontológico e imunização com vacinas contra hepatite B, tétano e tríplice viral.

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Ses, Júlia Vaz, além desses serviços, também serão realizadas ações de prevenção através de distribuição de material educativo/informativo e de preservativos. “Esta ação de busca ativa, diagnóstico e prevenção é muito importante nas unidades prisionais pelo fato de o próprio sistema fechado proporcionar a disseminação desses agravos. Assim estaremos coletando baciloscopia de escarro dos sintomáticos respiratórios, avaliando as lesões de pele com foco no diagnóstico da hanseníase, verificando pressão arterial, glicemia, e realizando a testagem do HIV e hepatite B e hepatite C”, comentou.

Ela afirmou que, a partir dessas atividades, o Governo do Estado quer melhorar as ações de saúde nos presídios. “Nesses locais se invertem o fluxo normal, e, ao invés do usuário buscar os serviços, os serviços têm que ir de encontro ao usuário. Esta é uma ação que será vivenciada sobre os princípios do Sistema Único de Saúde, onde a saúde é direito de todos e dever do Estado. E sendo a saúde um direito universal, ela deve ser ofertada independente de qualquer prerrogativa social”, acrescentou, adiantando que, posteriormente, será definido um cronograma de visita às demais penitenciárias do Estado para ofertar o mesmo serviço.

Segundo o secretário de Administração Penitenciária, Harrison Targino, a ação nos presídios reforçará os demais atendimentos que já são realizados na unidade penal em prol da saúde dos detentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário