BLOG SÓ PALAVRAS + UM POUCO DE TUDO, NOTICIAS E TEXTOS MAIS

Ultimas Postagens

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Motim em Presídio termina sem feridos

Motim em Presídio Estadual Metropolitano I termina sem feridos

Cristino Martins/Ag. Pará 

O diretor do PEM 1, Roberval Souza Araújo, participou das negociações para o fim do motim

Cerca de 15 detentos da ala “D” do Presídio Estadual Metropolitano I, localizado em Marituba, fizeram um motim na manhã desta quarta-feira (29). A manifestação dos presos iniciou por volta das 6 horas da manhã e um agente prisional foi feito refém. Após cinco horas de negociação, o refém foi liberado e o motim foi contido. Ninguém ficou ferido e a polícia não precisou intervir com o uso de armas. Policiais militares, homens da Ronda Tática Metropolitana (Rotam) e do Comando e Operações Especiais da Polícia Militar (COE) estiveram no local durante toda a negociação.

O diretor do presídio e do Núcleo de Administração Penitenciária, Robervaldo Souza Araújo, explicou que a manifestação se deu de  forma isolada, já que apenas 15 presos dos 34 que ocupam a ala participaram do motim. Ele disse ainda que a conversa com os detentos foi pacífica e a negociação se deu através de um diálogo entre 12 presos, a diretoria do presídio e representantes da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe). “Eles reivindicaram a agilidade na revisão dos processos, a atualização no cadastro de visitas e mais medicamentos. Fizemos um acordo e nos comprometemos a trabalhar para agilizar os processos e também vamos oferecer um dia com serviços de saúde e assistência social para os presos”, disse Araújo.

Segundo ele, a diretoria do PEM 1 se comprometeu a realizar uma força-tarefa a partir de amanhã, através do Núcleo de Execução Criminal da Susipe para verificar os processos dos presos e encaminhar para  a Vara de Execuções Penais. Além disso, nesta quinta-feira, 30, também será realizado no presídio um mutirão com serviços de saúde e de assistência social para os detentos. O diretor afirmou, ainda, que há dois meses a Susipe encaminhou durante o mutirão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a certidão carcerária de todos os presos da penitenciária.

Fonte:http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=79482

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PARCEIROS

Tedioso: Os melhores links Linkado - Agregador de conteudo