segunda-feira, 30 de maio de 2011

O numero de detentas em presidio Masculino no estado do Rio Grande do Sul chega a 60%

Mais de 60% das detentas gaúchas cumprem pena em presídios masculinos

Mais de 60% das detentas no Rio Grande do Sul cumprem pena em prisões masculinas por falta de presídios femininos. O número de mulheres presas no Estado aumentou 500% nos últimos 15 anos. Só que o número de locais apropriados para elas não seguiu o mesmo ritmo. Segundo a Susepe, o RS tem 80 presídios com mulheres, mas apenas três são exclusivamente femininos, como determina a Constituição.

Ao todo, são 2,1 mil detentas. Dessas, 718 estão nas três penitenciárias femininas que ficam em Porto Alegre, Guaíba e Torres. As demais estão em anexos, alojamentos e celas dentro de complexos masculinos.

Em Caxias do Sul, 89 mulheres ocupam um pavilhão da Penitenciária Industrial. Na ala feminina da Penitenciária estadual de Rio Grande, há superlotação: 95 pessoas estão em um espaço onde caberiam 40. Sem refeitório, elas comem no corredor. Em Santa Maria, a Justiça pede a construção de uma penitenciária feminina. Mais de 50 presas ocupam dois pequenos alojamentos no Presídio Regional de Santa Maria e 35 dos regimes aberto e semi-aberto cumprem prisão domiciliar por falta de espaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário