BLOG SÓ PALAVRAS + UM POUCO DE TUDO, NOTICIAS E TEXTOS MAIS

Ultimas Postagens

terça-feira, 5 de abril de 2011

Mecanismos de busca já estão infectados com MALWARES

As ameaças à segurança dos computadores chegaram aos mecanismos de busca e às redes sociais. Levantamento da Symantec e da Norton mostrou que em 2010 os aplicativos e programas maliciosos foram distribuídos por meio de URLs encurtadas e por fraudes nos programas de busca. De cada três buscas importantes, em pelo menos uma havia links infectados entre os principais resultados. Isso se torna ainda pior porque é cada vez mais comum os usuários chegarem a um endereço por meio de sites de busca e não mais digitando o endereço na barra de navegação. O envenenamento pode vir também em janelas de pop-up. O gerente de relações públicas da Symantec, Bruno Rossini, diz ainda que o envio por e-mail de programas utilitários para HD falsos e a disseminação de antivírus falsos estiveram entre os principais golpes virtuais de 2010.

No ano passado foram detectadas 286 milhões de ameaças virtuais, ou nove por segundo. Os criminosos se aproveitam da popularização das redes sociais, principalmente o Twitter, onde só é possível escrever 140 caracteres. Para colocar links nos posts, os internautas recorrem a encurtadores de URLs, que transformam o link em um endereço curto e genérico. "A URL curta pode esconder qualquer coisa", alertou Rossini.

PC tem que estar "blindado"
Cerca de 75% dos malwares atacam menos de 50 usuários. Como eles são milhões, a proteção do computador é o melhor caminho. O gerente de relações públicas da Symantec, Bruno Rossini, explicou que o usuário deve ter ferramentas de proteção para o computador, para o navegador, para dispositivos móveis e para computação na nuvem. A Norton, por exemplo, lançou diversas ferramentas até para varrer os sites de busca e evitar ameaças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PARCEIROS

Tedioso: Os melhores links Linkado - Agregador de conteudo