terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O que É a MACONARIA: Parte 5

Simbolismos e Símbolos

O simbolismo é a ciência mais antiga do mundo. Através dos símbolos, os povos primitivos se comunicavam e registravam sua história. O verdadeiro símbolo, é aquele que pode ser interpretado por diversos ângulos, de acordo com a capacidade intelectual e emocional de cada um.

Os maçons especulativos começaram a estudar os simbolismos religiosos e iniciáticos, dando origem a simbologia mística, dos maçons operativos, alquímicos e outros símbolos tradicionais. Foram incluidos, também, os símbolos de significado particular, como é o caso da Romã, Cadeia de União, Estrela Flamígera, a letra G, Acácia, o Pelicano, etc.

São inúmeros os símbolos maçônicos, porém alguns se destacam pelo seu constante uso e conhecimento entre os maçons. Trazemos alguns deles com seus respectivos significados.












ACÀCIA
Árvore de muitas espécies, disseminada no Egito, Arábia e Palestina. A Acácia era a árvore que fornecia sua madeira aos povos hebreus, a sagrada e aromática madeira Shittim ou Sitim ( Êxodo 30;24 e Ese 27;220. Foi muito empregada na construção do Tabernáculo. Planta consagrada nas cerimônias.














AVENTAL
È a peça mais importante na Maçonaria. Distintivo indispensável do trabalho. É o único que dá ao maçom o direito de entrar nos Templos e participar das reuniões. Sua forma e cores variam de acordo com os graus e Ritos, mas seu significado místico é o mesmo.












COMPASSO
A Maçonaria adota o Compasso como um de seus grandes símbolos e o coloca sobre o Altar da Loja enlaçado com o Esquadro para simbolizar a Macrocosmo, e a Bíblia para significar a sabedoria que ilumina e dirige tanto o Macrocosmo como o Microcosmo (neste particular o maçom). Como instrumento simbólico, é emblema de medida e justiça.



















DELTA LUMINOSO
Quarta letra do alfabeto grego. É o emblema da Tri-unidade. É o primeiro polígono. Tanto nas Igrejas Judaico-cristãs como nos templos maçônicos está geralmente envolvida de um “glória”, e centrada pela letra G. É o símbolo da tripla Força indivisível e divina que se manifesta como Vontade, Amar e Inteligência cósmicos ou ainda os Pólos positivo e negativo e o efeito de sua união.






ROMÃS
Emblemas que coroam as colunas J e B dos templos e cujos grãos significam prosperidade e solidariedade da família maçônica.



Lembrando que esta fruta e simbolo em varias outras igrejas, vista em rituais catolicos, xamanicos, budista.

Como os símbolos estão sujeitos a mais de uma interpretação eles podem aparecer na história como ícones de grupos distintos, cada um com seu significado particular.


E Como as contruções também foram espaço aberto as artes encontraremos uma rica variadade de símbolos.

A Cruz por exemplo possui muitas variantes, agregado a outros significados tanto ao Cristianismo como a culturas A.C.

O Tau Franciscano: tem um significado bíblico (Ezequiel 9, 1-7) e extra bíblico, perfeição meta propósito, que não se afasta também do seu significado salvífico da cruz primitiva. Apesar de não ter sido criado São Francisco herdou e atualizou seu significado.

O Pelicano: foi usado também para representar Jesus, seu sacrifício, ele é citado na bíblia (Salmo 102) e na sua forma extra bíblico também era conhecido como pássaro que alimenta suas crias com seu próprio sangue até a morte se necessário.


Esquadro, compasso, régua marrete, etc.:

A igreja de são José dos carpinteiros, mantida pela confraria da bandeira do patriarca São José dos carpinteiros e pedreiros de Lisboa tem todos esses símbolos, representam instrumentos de heráldica dos ofícios mecânicos.


Então podemos ver que Nós somos ritualísticos e necessitamos de símbolos, todos nos humanos, estamos ligados ao símbolo, e não devemos esperar nada diferente

2 comentários:

  1. Parabéns pelas postagens meu amigo.
    É de pessoas de mente aberta e esclarecedoras que nossa sociedade precisa.
    Façamos juntos mais pela sociedade.

    TFA

    ResponderExcluir
  2. quer realmente saber o que é maçonaria procure no youtube a serie de vídeos "a chegada"

    ResponderExcluir