terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O que É a MACONARIA: Parte 2

Ritos Maçônicos

Ao contrario do que muitas pessoas pensam, a maçonaria não e uma religião não e uma sociedade secreta, não tem poderes mágicos, não lida com bruxarias, demônios ou qualquer coisa do gênero.

A maçonaria e de origem antiguíssima, pois se perde na noite dos tempos, é, antes de tudo, uma sociedade apenas discreta, de caráter filosófico e filantrópico, que pretende orientar as nações no sentido de uma determinada filosofia de vida, extremamente tradicional, ritualística e hierarquizada, ela tem seus rituais e ensinamentos secretos próprios. O que minhas postagens pretende, até onde for possível, lançar uma luz sobre esse véu de mistérios que envolve a maçonaria.

Assim como varias religiões a maçonaria possui seus rituais, na igreja católica o primeiro ritual que uma pessoa pode passar e o Batismo, envolto em sua ritualística e simbolismos a maçonaria possui rituais e ritos.

Colocamos a luz do conhecimento agora alguns ritos Maçônicos

Denomina-se rito maçônico um conjunto sistemático de cerimônias e ensinamentos, que variam de acordo com o período histórico, conotação, objetivo e influência de outras seitas esotéricas que porventura penetrem na Ordem.

Os ritos mais difundidos mundialmente são O rito de York, o rito Escocês Antigo e Aceito, O Rito Misräim-Mênfis, O rito Francês ou Moderno. No Brasil se exercem todos esses, mas se destacam também o rito brasileiro e o Adonhiramita.

Há ainda outras dezenas de ritos, adotados em menor escala.

O Rito Escocês Antigo e Aceito forma uma sociedade de 33 graus de iniciações é um Rito dentro da Maçonaria, que deriva do rito de heredom e da época da fuga dos Cavaleiros Templários para a Escócia. Ligados ao Antigo Testamento e à lenda de HIRAM (lenda base da Maçonaria simbólica), julga-se que alguns dos ritos descritos eram praticados por outras ordens secretas existentes na França,  como os Martinistas, na Alemanha, como os Illuminati ou os Rosa-Cruz, e na Escócia, como os Templários (estes refugiados nesse país depois da sua perseguição nos Grêmios ou Lojas da classe profissional dos Pedreiros Livres aí existentes).
O rito é composto de três graus simbólicos e trinta filosóficos.
Existe muita controvérsia sobre a influência templária no R.·.E.·.A.·.A.·., mas os mais atuais estudos, feitos por Nicola Aslan e José Castellani em seus diversos livros, nos dão conta de que o templarismo não influenciou o R.·.E.·.A.·.A.·. propriamente dito mas sim ao Rito de Perfeição ou de Heredom, sob a pena de Andrew Ramsay, cavaleiro escocês que protagonizou a criação deste rito em solo francês, ocasião em que proferiu dois discursos de grande repercussão a respeito do assunto. O Rito de Perfeição ou de Heredom foi por esse motivo o ponto de partida para o R.·.E.·.A.·.A.·. mas este sofreu vastas modificações até se ter tornado no que é hoje.
Geridos pelas Obediências Maçônicas, cada um dos três primeiros graus apresenta de forma paulatina ensinamentos básicos simbólicos aos iniciados maçons no almejado aprimoramento moral e espiritual. Quando os maçons atingem o 3.º Grau, diz-se que estão em pleno gozo de suas prerrogativas maçônicas, uma vez que originalmente a Grande Loja Unida da Inglaterra trabalhou sucessivamente com dois (Aprendiz e Mestre) e depois com três graus que ensinavam a parte da filosofia base da simbólica maçônaria.
Os graus referidos como Filosóficos, são graus elevados e em número de trinta, onde a filosofia e a moral são estudadas simbolicamente, em cada grau, com lendas ou mitos a estes associados.
Os graus elevados Filosóficos são geridos por vários Supremos Conselhos, que têm como objetivo manter a uniformidade mundial dos rituais e dos métodos utilizados.
Vejamos alguns os Graus do R.´.E.´.A.´.A.´.
Simbólicos ou Tradicionais
  • 1) Aprendiz
  • 2) Companheiro
  • 3) Mestre
Lojas da Perfeição ou Filosóficos
  • 4) Mestre Secreto
  • 5) Mestre Perfeito
  • 6) Secretário Íntimo ou Mestre por Curiosidade
  • 7) Preboste e Juiz ou Mestre Irlandês
  • 8) Intendente dos Edifícios ou Mestre em Israel
  • 9) Cavaleiro Eleito dos Nove Mestre Eleito dos Nove
  • 10) Cavaleiro Eleito dos Quinze ou Ilustre Eleito dos Quinze
  • 11) Sublime Cavaleiro dos Doze ou Sublime Cavaleiro Eleito
  • 12) Grão-Mestre Arquitecto
  • 13) Cavaleiro do Real Arco (de Enoch)
  • 14) Grande Eleito da Abóboda Sagrada de Jaime VI ou Grande Escocês da Perfeição ou Grande Eleito ou Antigo Mestre Perfeito ou Sublime Maçom[1]
Capítulos
  • 15) Cavaleiro do Oriente ou da Espada
  • 16) Príncipe de Jerusalém (Grande Conselheiro)
  • 17) Cavaleiro do Oriente e do Ocidente
  • 18) Cavaleiro ou Soberano Príncipe Rosa-Cruz
Areópagos
  • 19) Grande Pontífice ou Sublime Escocês de Jerusalém Celeste
  • 20) Soberano Príncipe da Maçonaria ou Mestre "ad Vitam" ou Venerável Grão-Mestre de todas as lojas
  • 21) Cavaleiro Prussiano ou Noaquita
  • 22) Cavaleiro Real Machado ou Príncipe do Líbano
  • 23) Chefe do Tabernáculo
  • 24) Príncipe do Tabernáculo
  • 25) Cavaleiro da Serpente De Bronze
  • 26) Príncipe da Mercê ou Escocês Trinitário
  • 27) Grande Comendador do Templo ou Soberano Comendador do Templo de Salomão
  • 28) Cavaleiro do Sol ou Príncipe Adepto
  • 29) Grande Cavaleiro Escocês de Santo André da Escócia ou Patriarca dos Cruzados ou Grão-Mestre da Luz
  • 30) Grande Inquisidor, Grande Eleito Cavaleiro Kadosh ou Cavaleiro da Águia Branca e Negra
Administrativos
  • 31) Grande Juiz Comendador ou Grande Inspetor Inquisidor Comendador
  • 32) Sublime Cavaleiro do Real Segredo ou Soberano Príncipe da Maçonaria
  • 33) Soberano Grande Inspector-Geral.

24 comentários:

  1. ótimo post, esclarece realmente o q é a maçonaria e seus objetivos, nada d demonio e essas besteiras q as igrejas evangelicas falam

    ResponderExcluir
  2. isso é o q eles fazem vc acreditar...

    ResponderExcluir
  3. A ignorância é a mãe de todos os males , alguém disse.

    Esses idiotas que comentaram acima deveriam parar de ver pornografia de madrugada no computador,isso sim.

    Ah , e tem mais : Ser maçom não é pra qualquer um , podem ter certeza.

    ResponderExcluir
  4. A ignorância é a mãe de todos os males , alguém disse. [2]

    ResponderExcluir
  5. Realmente, isso é o que nós maçons queremos fazer vocês acreditarem, mas as pessoas se recusam a ver a verdade e preferem acreditar nessas teorias da conspiração ridiculas e nesse papo de pastores evangélicos de que "tudo que cai na água e faz barulho é coisa do capeta".

    O post foi bem explicado sim, baseado em leitura séria com certeza. Uma pena que o link do Ocioso que direciona para essa matéria mostre uma imagem do símbolo místico do Baphomet associado de forma indevida com a maçônaria (o Baphomet não é um símbolo nem alegoria maçônica, ele foi utilizado na campanha de vingança do perjuro Leo Taxil, membro que foi expulso da maçonaria, para dizer que a "maçonaria compactua com o demo"). Alias, a própria imagem do Baphomet é utilizada indevidamente como a figura do diabo.

    Apenas uma correção no post. O rito de Memphis-Misraim é considerado um rito espúrio ou irregular pela Grande Loja Unida da Inglaterra e quase não é praticado no Brasil. No Brasil pelo menos 70% das lojas praticam o REAA, os outros 30% se dividem entre Rito de York (a versão inglesa, pois existe também a versão americana do mesmo Rito que é praticado por pouquíssimas lojas no Brasil), Rito Moderno, Rito Brasileiro (este é uma versão abrasileirada do REAA), Rito Adonhiramita e Rito de Schoreder.

    ResponderExcluir
  6. Maçom de verdade não fica se exibindo, anônimo retardado

    ResponderExcluir
  7. Dizem que os macons acrediatam na bíblia?
    más pelo jeito não a praticam.
    porque fazem exclusão de pessoas?

    ResponderExcluir
  8. O amigo anônimo fez um comentário muito interessante, é uma pena que pessoas se refiram a alguem que quis ajudar com desrespeito. Mas como o nosso caro "Lo" provavelmente não notou sua incoveniência com o comentário, peço desculpas por ele ao caro anônimo.
    Quanto à pergunta do amigo acima, os maçons tem sua religião independente da maçonaria, existindo católicos, evangélicos e outros dentro da sociedade, tendo-se em consideração a crença maçônica deísta. No altar se utiliza o livro Bíblia como representação da crença do divino, mesmo que esta tenha conotação cristã/católica.

    ResponderExcluir
  9. Maçonaria é diferente de satanismo, então não utilize a imgem de um baphomet no ocioso novamente..

    ResponderExcluir
  10. é tudo o que vc disse porem é sim uma ordem secreta pois se existem iniciações sendo essas restritas sim é uma ordem secreta salvo isso belo post.falo isso pois faço parte da ordem demolay.........

    ah quase me esqueci:"a ignorancia é a mãe de todos os males,alguem disse"[3]

    o anonimo quem disse que o baphomet é símbolo do satanismo?procura estudar sobre ele,existe um livro chamado "jacques de molay" que foi o último grão mestre da ordem do templo,nos capítulos finais do livro fala sobre o que é

    ResponderExcluir
  11. o anônimo lá acima tem razão!

    ResponderExcluir
  12. Sugiro aos forasteiros pensar antes de falar, ou então informar-se acerca do assunto antes de dar um "palpite" sobre o que fazemos ou que deixamos de fazer em cada loja, capítulo, etc.
    não fazemos nenhum mau.
    não preciso dizer mais nada...

    ResponderExcluir
  13. A G.'.D.'.G.'.A.'.D.'.U.'. S.'.F.'.U.'. T.'.F.'.A.'.

    ResponderExcluir
  14. maçonaria e diabolica tem pacto satanico e ha sempre mortes inesplicaves de maçons e filhos de maçons,e idiota ao quadrado quem pensa ou aceita algo diferente disso, seus palhaços, nao sabem que o dinheiro maçom vale 20 vezes mais do que qualquer um nao maçom..isso e muitas outras coisas horriveis eles jamais diram..tudo esta sob juramento de sangue..leia o livro a maçonaria sob a luz..mas o verdadeiro DEUS do universo vai destruir todos essas desgraçados maçons..

    ResponderExcluir
  15. maçonaria e sinistro so quem ja teve dentro de uma loja como eles dizem sabe o que realmente acontece.

    ResponderExcluir
  16. Claro, Portelinha, os maçons de fato adoram expor seus pensamentos em blogs por aí, aham. Provavelmente tudo no Código DaVinci tava certo também. Mil desculpas ao anônimo wanna be maçom -.-

    ResponderExcluir
  17. as pessoas, porque não conseguem descobrir com certeza o que fazem os maçons, ficam difamando o grupo, sempre com opiniões cada vez mais caluniosas que as outras.
    Achar que se trata de uma seita diabólica somente porque conseguiu se manter secreta após tantos séculos é simplesmente coisa de pessoas desinformadas que não se conformam por não saber de tudo o que acontece e que não conseguem guardar a lingua dentro da boca quando sabem de um segredo e acham que ninguém mais no mundo é capaz de fazê-lo.
    Acho que provavelmente você ai de cima deve ter lido tudo isso na internet, não faz a menor noção do que diz e nem deve ter nenhum parente, amigo nem sequer conhecido maçom, mas se acha saber de mais.
    Tratam de filantropia sim, são pessoas decentes como qualquer um de nós e não merecem ser estereotipadas somente por serem devotos ao seu grupo.
    Eles tem religião independente de serem maçons e freqüentam igrejas normalmente. E conheço maçons já falecidos que tiveram mortes NORMAIS...nada de inexplicáveis como diz aqui em cima.
    Preocupem-se mais com suas vidas...

    ResponderExcluir
  18. Minha querida, eu nunca achei que maçons fossem satanistas nem nenhuma dessas merdas que eles falam. Então se você tem algum argumento contra mim, ok, mas use argumentos contra o que eu disse. Eu não falei nada sobre satanismo, assassinatos e nem sobre nenhuma dessas merdas que os neuróticos tem mania de falar.
    O que eu disse foi que maçons não saem por aí exibindo o que pensam e nem dando satisfações pela internet. E sim, eu conheço alguns maçons.
    Se você é tão esperta teria compreendido isso ao invés de achar que eu disse que não eram decentes. Sendo que eu penso justamente o contrário disso. Então se atenha ao que eu realmente disse, e pare de confundir os postantes. Eu posso concordar com você e com o anônimo que eu respondi no quesito de que maçons não são os filhos da puta que dizem por aí. Acho que o cara até sabe do que está falando. Mas não acredito que ele seja maçom, simples.
    Então se ao dizer "você aí de cima deve ter lido tudo na internet", você se referia ao fato de eu não acreditar que o cara é maçom, mesmo concordando com o que ele diz, só sinto por você, mas tá lendo beeeeem mais do que eu havia me limitado a dizer aqui, ta imaginando como eu penso baseando-se no que eu acho sobre uma pessoa?

    ResponderExcluir
  19. "uma sociedade apenas discreta, de caráter filosófico e filantrópico, que pretende orientar as nações no sentido de uma determinada filosofia de vida, extremamente tradicional, ritualística e hierarquizada, ela tem seus rituais e ensinamentos secretos próprios."
    descreveu uma religião...
    Um duvida que eu sempre tive, pagam impostos?

    ResponderExcluir
  20. Lo, aqui quem vos escreve é o maçom "que você diz não ser maçom"

    Não sou exibido, do contrário, porque eu postaria com um perfil chamado "Anônimo"? Na verdade a maçônaria se caracteriza como sociedade discreta simplesmente pelo fato de que nossos ritos e costumes são fechados de profanos (não maçons). Não necessariamente os maçons em si sejam discretos. Tenho muitos irmãos que andam com adesivos da ordem em carros, usam anéis com símbolos da ordem e falam em alto e bom tom que são maçons e reconhecidos como tal por seus irmãos.

    Agora, o por que eu ando em blogs e postando comentários? Simplesmente eu adoro ler o que dizem poraí sobre a maçonaria. É interessante ver o quanto às pessoas preferem acreditar em mitos de que a maçonaria é "du mal" ao invés de tentarem entender e compreender a ordem. Eu passei nesse post, atraído pelo link do Ocioso e já me preparando "Lá vem..." e de repente me deparei com um texto bacana que diz de fato o que é a ordem. Eu não preciso provar para você se sou ou não maçom. Mas, tenho certeza absoluta que qualquer irmão que leu esse meu comentário poderá confirmar que eu sou maçom, proveniente de uma loja justa e perfeita e como tal sou reconhecido.

    Ao anônimo do dia 5 de fevereio das 06:02 (acordou cedo, hein rapá?) a maçonaria não pode ser considerada uma religião, pois ela não traz explicações doutrinárias sobre a origem da vida, Deus e sobre a vida após a morte. Tudo isso fica a critério de cada maçom com sua religião individual. A maçônaria É RELIGIOSA porém NÃO É UMA RELIGIÃO.

    Quanto aos impostos, por ser uma ordem fraternal SEM FINS LUCRATIVOS (ou seja, não tem intenção de gerar lucro e renda) e por ser também uma ordem fraternal os templos, lojas e obediências não necessitam pagar certos impostos. Entranto isso não desobriga as lojas a arcarem com contas e gastos, como aluguel do templo, conta de luz, pagamento dos funcionários e etc... e tudo é feito na mais alta regularidade ou então a loja e seus obreiros são expulsos da potência.

    E obviamente, todos os maçons como cidadões pagam seus impostos normalmente, como nosso dever a pátria e a sociedade (apesar de que nem sempre concordamos com o valor pago em relação à qualidade dos serviços devolvidos pelo governo, como qualquer brasileiro).

    ResponderExcluir
  21. falam tanto mau da maçonaria mas m mostren un fato ai d crueldade e d demonios q ela fez no mundo!! e otra os maçons usam a biblia sim, vao ler mais sobre a hisotria do mundoo

    ResponderExcluir
  22. A gente faça-me um favor, meu tio foi maçon por muitos anos, até que um dia resolveu sair, só aí que ele foi ver aonde estava metido,o prejudicaram de todos os jeitos possíveis, até ameaça contra seu filho ele sofreu, vão me dizer que isso é de Deus, isso é Diabo purinho.

    ResponderExcluir
  23. Isso é coisa do diabo msmo. fazem tudo por dinheiro ! o dinheiro vai queimar no fogo eterno e as almas ruins tb

    ResponderExcluir