terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O que É a MACONARIA: Parte 1

O que É a maçonaria
Ao escrever está postagem deixo claro, que o meu propósito não e tomar o partido das conveniências e sair por ai afora dizendo, imprecações contra ou a favor desse ou daquele credo, contra esse ou aquele propósito do homem em busca de uma solução que julgue mais adequada a sociedade de que fazemos partes integrantes e por isso temos de um modo ou de outro deveres e obrigações, liberdade e responsabilidade para com ela.

Sou um pesquisador da verdade, não importa necessariamente onde ela esteja, realmente, ou possa ser encontrada, se é no sigilo milenar dos templos, nas ondas da internet, ou até mesmo andando despreocupadamente pelas ruas do mundo.

Etimologia

Maçonaria esta palavra acabou sendo emprestada recentemente do francês maçonnerie, com sentido de pedreiro, documentada numa tradução em 1817, entretanto, o adjetivo franco(no inglês é FREE), com o sentido de livre remonta ao tempo das corporações dos pedreiros medievais, que com suas habilidades, eram livres para prestar serviços.
Conceito

A maçonaria deve ser conceituada como sendo uma sociedade de fins filantrópicos e humanitários, apesar de hoje as maçonarias de certos países já não mais exijam de seus membros a fé em Deus, a eleição desse mesmo membro se dá apenas em obediência a certas exigências algumas morai, por exemplo, aceitando-os após o indispensável rito iniciático, que e mantido em segredo, assim como os ritos dos graus superiores.

E claro que a maçonaria tem seus rituais e ensinamentos próprios, nem poderia ser diferente, e mesmo assim não podemos chamá-la de sociedade fechada, hermética, pois se assim fosse não mais teríamos hoje a maçonaria.

O homem, em qualquer nível intelectual ou condição social, é atraído pelo mistério, pelo enigma, na verdade, hoje em dia não há, sociedades secretas, o que ha, quanto muito, são organizações que comungam uma doutrina comum, exigindo de seus membros afiliados certos compromissos para mantê-la sempre ativa.

Se o meu leitor prestar atenção verá que as grandes religiões do mundo, como a católica e a judaica, possuem dois círculos: um, externo que é par o povo em geral; e outro interno para o seu corpo de sacerdotes e rabinos, e possuem rituais que são seguidos por seus seguidores se assim podemos dizer.

A Própria Bíblia, em si, é mais um exemplo, a em suas páginas de modo claro e insofismável, duas interpretações para uma mesma proposição, tornando-a por isso mesmo, esotérica e exotérica a um só tempo.

Justifica-se então, só por ai o fato da seriedade de propósitos da maçonaria, que não é, como dizem os que são leigos no assunto, obra diabólica, ou bruxaria.

As acirradas críticas contra a maçonaria, quer, ontem, nos tempos obscuros, quer, ainda hoje, quando novas luzes já surgiram iluminando a escuridão, não se justificam.


14 comentários:

  1. A VERDADE E QUE SE FALA DE JESUS CRISTO ABERTAMENTE SEM PRECISAR FAZER NADA SECRETO OU SE E CONTRA CRITO PORQUE JESUS FAZIA E FALAVA TUDO ABERTAMENTE E NAO SE BENEFICIAVA DE NADA E DE NINGUEM SOMENTE MEU MODO DE PENSAR NAO QUERENDO OFENDER NIMGUEM NEM A CRENÇA DE NIMGUEM

    ResponderExcluir
  2. ABAIXO A NOVA ORDEM MUNDIAL, MALDITOS!!!



    LOGO AS MASCARAS CAIRÃO E ENTAO A EVOLUçÂO NECESSARIA PARA O DESLIGAMENTO DO HOMEM COM O SISTEMA BABILONICO ACONTACERÁ

    ResponderExcluir
  3. Eis o princípio da Maçonaria:
    Reúne-se um grupo de conhecidos, amigos, que se denominam pessoas elevadas. Um promove e baba ovo do outro.
    Tratá-se de uma organização atrasada, corrupta, cujo único objetivo é manter o atraso, e tirar proveito dele, é claro!
    Se diz filantrópica, mas na verdade é uma PILANTRÓPICA.
    Algum maçom quer provar o contrario?
    Está lançado o desafio.

    ResponderExcluir
  4. Eis o princípio da Maçonaria:
    Reúne-se um grupo de conhecidos, amigos, que se denominam pessoas elevadas. Um promove e baba ovo do outro.
    Tratá-se de uma organização atrasada, corrupta, cujo único objetivo é manter o atraso, e tirar proveito dele, é claro!
    Se diz filantrópica, mas na verdade é uma PILANTRÓPICA.
    Algum maçom quer provar o contrario?
    Está lançado o desafio.
    -------------------------------------------

    Quado voce der um motivo para suas acusações, daremos um motivo para nossa defesa.

    ResponderExcluir
  5. A VERDADE E QUE SE FALA DE JESUS CRISTO ABERTAMENTE SEM PRECISAR FAZER NADA SECRETO OU SE E CONTRA CRITO PORQUE JESUS FAZIA E FALAVA TUDO ABERTAMENTE E NAO SE BENEFICIAVA DE NADA E DE NINGUEM SOMENTE MEU MODO DE PENSAR NAO QUERENDO OFENDER NIMGUEM NEM A CRENÇA DE NIMGUEM
    -------------------------------------------

    ninguem aqui falou de Jesus, voce eh doente. Muitos maçons ate sao catolicos.

    ResponderExcluir
  6. gente, vão ler um livro vai, apenas isso.

    ResponderExcluir
  7. 1-a marçonaria sim he uma sociedade secreta, pois n he todoas as pessoas entran nela, eles estudam a sua vida se vc n for como eles querem vc n entra. 2-E mulheres n entram na marçonaria.3- o q acontece lá nos rituais ficam nos rituais nem um marçom he doido o suficiente pra falar q eles fazem nesse rituais.
    sabe vc nem faz ideia do q está falando meu caro
    me diz vc pegou isso da internet?
    ha uma coisinha pra vc A MARÇONARIA HE UMA SOCIEDADE Q QUANDO VC ENTRA NUNCA MAS SAI, OS RITUAIS Q OS GRÃOS MESTRES FAZEM... VC N ACHA Q HE SÓ UM BRINCADEIRA D IRMÃNDADE...

    ResponderExcluir
  8. as pessoas, porque não conseguem descobrir com certeza o que fazem os maçons, ficam difamando o grupo, sempre com opiniões cada vez mais caluniosas que as outras.
    NAO QUERENDO OFENDER "NIMGUEM", como disse o colega la de cima, mas as pessoas tem que primeiro para de prestar atenção na vida do outro e tentar por si fazer o correto.
    Achar que se trata de uma seita diabólica somente porque conseguiu se manter secreta após tantos séculos é simplesmente coisa de pessoas desinformadas que não se conformam por não saber de tudo o que acontece e que não conseguem guardar a lingua dentro da boca quando sabem de um segredo e acham que ninguém mais no mundo é capaz de fazê-lo.
    Acho que provavelmente você ai de cima deve ter lido tudo isso na internet, não faz a menor noção do que diz e nem deve ter nenhum parente, amigo nem sequer conhecido maçom, mas se acha saber de mais.
    Tratam de filantropia sim, são pessoas decentes como qualquer um de nós e não merecem ser estereotipadas somente por serem devotos ao seu grupo. Preocupem-se mais com suas vidas...

    ResponderExcluir
  9. Gente n00b é uma porra mesmo. Não sabem o que é a coisa e ficam falando, típico de quem não conhece. Enfim, esses continuarão na ignorância até o fim de suas vidas. =P

    ResponderExcluir
  10. Pilantrópico é quem te deixou nascer , seu vagabundo.
    E pra quem não sabe,para ser maçom uma das condições fundamentais é acreditar em Deus.

    Ignorantes.

    ResponderExcluir
  11. Só podia ser uma hiena mesmo...
    Abra o caixa das campanhas "filantrópicas" realizadas pelas tais lojas maçonicas. Mostre o lucro das campanhas e a destinação deles.
    Eu e você , sabemos que apenas parte vai para as instituições, usadas pela maçonaria para ganhar dinheiro. O grosso, vai para o caixa da maçonaria, para formar capital para pagar o peculio quando morre um maçom. Diga que não é verdade?
    Se não for, abra o caixa das campanhas pilantrópicas que vocês realizam.
    Pode ser aqui neste blog mesmo.

    ResponderExcluir
  12. GALERA AI FALA MAL, QUE É SECRETO E BLA BLA BLA,ENTÃO CATÓLICOS, VÃO BATER NA PORTA DA BIBLIOTECA DO VATICANO, OU NAS CÂMARAS SUBTERRÂNEAS DA CAPELA CISTINA, E VEJAM SE ALGUÉM DEIXA VCS ENTRAREM ;) NÃO CONHECE NÃO FALE ;p

    ResponderExcluir
  13. Você provavelmente não conhece o ditado: "O que a mão direita faz , a esquerda não precisa saber".

    Não precisamos de propaganda,seu tonto.

    Vai dar dinheiro pra pastor pilantra , wanna be maçom.kkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. hj en dia a maçonaria nao está aberta, está escancarada, as pessoas só nao veem pq nao kerem. alias, nao kerem aceitar q a maçonaria é algo do bem, dizem q mulheres nao entram mas ja existem mulheres maçons e as esposas dos maçons sabem d muita coisa q ocorrem la dentro. conheço muitos maçons e muitos deles nen se quer ten un local fixo d moradia e sao boas pessoas e a proposito d dizer q a maçonaria nao ajuda ngm tbm é d+, ela ajuda sim, as igrejas estao ai pra isso tbm juntamente com o governoo

    ResponderExcluir