segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Confirmado, Astereroide deixa cicatriz ao colidir com Jupiter.

Só agora foi possível confirmar que um asteroide com quase 2 vezes o tamanho do Titanic causou uma “cicatriz” no planeta Júpiter, em julho de 2009.

Júpiter é frequentemente alvo de cometas, e a descoberta de que a enorme cicatriz foi causada por um asteroide, gerou espanto entre os cientistas. Nas palavras do astrônomo Orton, do laboratório de Jato Propulsão da NASA:

“O impacto que aconteceu e as análises que tivemos das causas dessa cicatriz, tudo indica que foi um asteroide ao invés de um cometa. Isso nos mostra o quanto o sistema solar é complexo, dinâmico e violento, e que muitas surpresas podem estar lá fora esperando por nós.”

Antes da descoberta dessa colisão, os cientistas pensavam que apenas os cometas colidiam com Júpiter, em função das órbitas instáveis dos cometas somado à grande atração gravitacional do planeta. Relembrando que Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com um volume 1317 vezes maior que o da Terra. Já o asteroide teria aproximadamente 500 metros e criou uma cicatriz do tamanho do Oceano Pacífico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário