sábado, 8 de janeiro de 2011

Liberadas da prisão para realizar uma Doação de Rins

Duas irmãs presas havia 16 anos em Pearl, no Mississippi (sul dos Estados Unidos) receberam liberdade condicional nesta sexta-feira (7-01-11) depois de terem aceitado a condição de que uma doe o rim à outra.

'Obrigado, obrigado', gritaram às pessoas que foram ao local apoiá-las enquanto eram transportadas num veículo azul claro.

O governador do Estado, Haley Barbour, havia suspendido em 29 de dezembro a condenação à prisão perpétua de Jamie e Gladys Scott, de 38 e 36 anos, para que Gladys ajudasse a irmã, que sofre de insuficiência renal grave e vem sendo submetida a diálise. Elas têm prazo de um ano para se submeterem ao procedimento.
As irmãs Jamie (atrás) e Gladys acenam ao deixar a cadeia

As duas se tornaram símbolo das duras penas infligidas aos negros americanos e se dizem vítimas de erro judiciário.

Elas foram condenadas por cumplicidade a um roubo à mão armada em 1993 e só teriam direito de se beneficiar da condicional em 2014. Soma-se a este drama o fato de os principais autores do roubo de US$ 11, dois adolescentes, terem sido libertados depois de dois anos.

A prisão das duas irmãs "não é mais necessária tanto em termos de segurança pública quanto em relação a sua reabilitação; além disso, o estado de saúde de Jamie Scott representa um custo importante para o Estado do Mississippi", explicou o governador no comunicado.

Estima-se que a manutenção de Jamie custe US$ 200 mil anuais ao estado.

"A libertação de Gladys Scott está condicionada à doação de um de seus rins à irmã, um procedimento de urgência", acrescentou ele. Gladys Scott já manifestou concordância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário