segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ateus Sabem mais de religião do que os crentes


Bem, isso é esquisito. O The Pew Forum on Religion and Public Life realizou um estudo em que os dito ateus responderam corretamente mais perguntas de conhecimento religioso do que os devotos. Os mórmons e judeus também marcaram bem e, como os ateus, sabem mais sobre o cristianismo que os cristãos.
Aqui estão alguns resultados surpreendentes da Pew:
Mais de quatro em cada dez católicos nos Estados Unidos (45%) não sabem que sua igreja ensina que o pão e o vinho usados na comunhão não só simbolizam, mas tornam-se realmente o corpo e o sangue de Cristo. Cerca de metade dos protestantes (53%) não pode identificar corretamente Martin Lutero como a pessoa cujos escritos e ações inspirou a Reforma Protestante, que fizeram a sua religião um ramo separado do cristianismo. Cerca de quatro em dez judeus (43%) não reconhecem que Maimônides, um dos rabinos mais venerados da história, era judeu.

Além disso, menos da metade dos americanos (47%) sabe que o Dalai Lama é budista. Menos de quatro em cada dez (38%), associam Vishnu e Shiva corretamente com o hinduísmo. E apenas cerca de um quarto de todos os americanos (27%) respondeu corretamente que a maioria das pessoas na Indonésia, país com a maior população mulçumana do mundo são muçulmanos.

17 comentários:

  1. Gostaria de aproveitar e pedir para que votassem na enquete que criei a um tempo atras..
    Este link:
    http://migre.me/3Km7L

    Obrigado e o Ateísmo e/ou Espiritísmo serão as crenças, ou falta dela, predominantes no mundo!

    ResponderExcluir
  2. Dúvido...quias foram as perguntas? sobre ateísmo? pq hj em dia o ateísmo é uma religião ao contrário das outras.

    ResponderExcluir
  3. Os mormons realmente se interessam pelo que acreditam e passam a vida toda estudando a respeito, isso não me surpreente.

    ResponderExcluir
  4. Todos , eu disse TODOS ateus sabem mais de religiao do que os proprios crentes.
    Só os leitores do Livro de Urântia sabem mais do que os crentes.

    Pois neste livro contem a verdade de todas religiões e une ciência e fé.
    Abraco a todos!

    ResponderExcluir
  5. “Religião” é, com certeza, um dos temas mais discutidos pela humanidade em toda a sua existência.
    As pessoas vivem falando sobre as religiões, sobre os deuses, sobre o céu e o inferno...
    Mas a verdadeira questão não é a religião - ou Deus.
    A real preocupação de todos está no que acontece DEPOIS DA MORTE!
    A morte é a questão central. As pessoas querem mesmo é saber o que irão encontrar DEPOIS.
    Então, vamos eliminar a morte desta equação.
    Qual seria a sua preocupação se soubesse que não morreria, que é imortal?
    Nenhuma - é óbvio!
    Por que se preocupar com Deus se ele não tiver poder sobre a alma?
    Se ele não pudesse lhe “mandar” para o céu ou para o inferno?
    O que ele cobraria de você se você não pudesse morrer?
    Assim, a morte torna-se a questão essencial.
    Pois como conseguir viver acreditando que tudo que você conquistou até hoje é seu, se esta vida vai acabar na morte? Desta forma, a vida não teria sentido, seria apenas casualidade.
    Mas é assim que acontece com a vida: quando menos espera, você morre e acaba tudo.
    A visão cristã sobre a vida após a morte envolve, geralmente, a crença no céu e no inferno. Os cristãos acreditam que a fé em Jesus Cristo proporciona aos seres humanos a salvação e a vida eterna. Alguns crêem que precisam cumprir certas obras para obter a salvação (salvação por obras). Outros crêem que a fé só pode ser demonstrada se a pessoa agir de acordo com aquilo que crê (salvação pela fé no sacrifício), embora o que salve seja a fé. Mas salvo sempre APÓS A MORTE.
    Não existe promessa de salvação DURANTE a vida!
    Não há como negar, a religião existe por causa da morte!
    E assim, sem a morte não haveria religião ou deuses...
    E - no final das contas - descobre-se que a religião nada mais é que uma desesperada e patética tentativa de fuga para a imortalidade.

    ResponderExcluir
  6. Abelardo Abrantes disse...
    "Obrigado e o Ateísmo e/ou Espiritísmo serão as crenças, ou falta dela, predominantes no mundo!"

    Que o Ateísmo e o Espiritísmo irão ser as predominantes eu até concordo, mas incluir o Espiritísmo em falta de crenças é demonstrar muita ignorância e falta de conhecimento sobre essa doutrina.

    ResponderExcluir
  7. é claro que os Ateus sabem mais sobre religião, em geral ateus são pessoas que lêem mais, são cientificos, e pensam bastante sobre as coisas ao invés de simplesmente aceitar o que um padre ou pastor lhes fala.

    ResponderExcluir
  8. Duvido um evangélico ou religioso que saiba a origem da bíblia, Sem que aja a necessidade de pesquisar no Google.
    È isso que acontece, os religiosos acreditam fielmente sem se preocupar com a origem dos fatos, então não diria que eles são burros e sim ingênuos, os ateus em sua grande maioria, são mais cultos quando a pauta é religião porque diferente dos religiosos, eles pesquisam os fatos antes de crer ou descrer de um assunto, este fato é apenas uma questão de pensamento lógico.
    Eu não sou totalmente ateu, mas não acredito em bíblia, pois sei que foi escrita e publicada por homens!
    Mas deus existe e deixou sua digital em toda sua criação, que é chamada de “seqüência Fibonacci” pesquisem e verão, coincidência ou fato? Não sei, mas eu acredito.
    Acredito que a questão não seja a religião que você escolheu para sua vida ou em que você acredita a questão e como você age com seus semelhantes, como você demonstra amor e não falo de amor carnal “sexo ” e sim amor real, por exemplo, carinho, respeito, compaixão OU sorrir para o balconista da padaria que está te servindo e você não deu nem um bom dia para ele.
    Muitos ateus são mais fieis a deus em seus atos do que todos religiosos juntos!!!

    ResponderExcluir
  9. Mnha opnião sobre religião. Não é nada mais que uma forma de manipular pessoas e gerar conflitos... Os homens criaram a religião como forma de ajudar os necessitados, mais hj em dia o que vemos são os homens entrando na religião para se enriquecerem financeiramente.
    OBS eu não sou ateu acredito em Deus, só não acredito na religião, acredito que todas elas são uma farsa.

    ResponderExcluir
  10. Religião: o ópio do povo, maneira extremamente eficiente de se criar seres alienados. Seja espirutualista e não religioso

    ResponderExcluir
  11. Que o Ateísmo e o Espiritísmo irão ser as predominantes eu até concordo, mas incluir o Espiritísmo em falta de crenças é demonstrar muita ignorância e falta de conhecimento sobre essa doutrina. 2

    ResponderExcluir
  12. eu sou agnostico, e me sinto atraido pelo espiritismo....

    ResponderExcluir
  13. Bem a maioria das pessoas que dizem ter religião nem sabem o q é isso, são na verdade misticos que acreditam em qualquer coisa e muitas vezes juntam todas as religiões de acordo com o que convém, mas isso não é culpa da igreja ou de um líder, é culpa do nosso próprio povo, pois não temos o costume da leitura e da educação.

    ResponderExcluir
  14. Eu concordo com cada palavra que o Roberto Copeti disse. A morte (ou melhor, o que acontece depois dela) sempre foi umas das maiores preocupações da humanidade. Acredito que os ateus saibam mais sobre religião para poder justificar a sua falta de crenças, pois negar sem conhecer realmente é um preconceito.

    ResponderExcluir
  15. As pessoas que seguem alguma religião, estão ali não por causa da religião, mas sim de Deus. Ficam onde estão mais a vontade, onde se sentem bem. Essas perguntas são relacionadas a história, e são poucos que conhecem história. A pessoa que crê em Deus não fica comparando a religião, procuram um meio de se aproximar. A maioria dos ateus são criados após se aprofundar nos estudos em História, por isso se sabe mais da HISTÓRIA da religião do que os "religiosos".

    ResponderExcluir
  16. Dizer que ateismo é religião é o mesmo que dizer que careca é cor de cabelo....
    Deus onde ? cade?...
    Ateu e Feliz......

    ResponderExcluir
  17. Acredito que menos de 1% das pessoas leêm a biblia cheias do espirito santo , então não tem como entender a biblia .ateus leêm mais , más sem fé , a palavra é morta , pergunte para um ateu o que é ser batizado no espirito santo , e ele vai vir com bobagens , pois não conhece o lado espiritual que dorme dentro dele , e quando estiver com a perninha tremendo , ele vai pensar , se Deus existe , me ajuda agora , pense nisso ateus , posso ler pensamentos , e já vi muitos de vcs na hora da morte , e sempre pensam em pedir perdão , más vcs não acreditam , espere chegar a hora .

    ResponderExcluir