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quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Três grandes transatlânticos e seus fins trágicos

Os grandes transatlânticos Olympic, Titanic e Britannic nascido na primeira década do século XX, quando estes tipos de navios majestosos governavam o mundo. Os três navios, quase idênticos, tiveram uma vida estranha e um trágico fim. Levou mais de sessenta anos antes de Jacques Cousteau e sua equipe de intrépidos exploradores subaquáticos revelar que aconteceu em 21 de novembro de 1916, quando o navio-hospital Britannic que misteriosamente explodiu e afundou em menos de uma hora no Canal de Kea, no Mediterrâneo oriental. Era esperado que os restos encontrados pela expedição em Dezembro de 1975 poderia responder a muitos mistérios em torno do naufrágio e  escrever o capítulo final do Britannic e os seus gêmeos famosos, os transatlânticos Olympic e Titanic. Mas o enigma não foi concluído até a década de noventa.

A história destes gigantes do mar começou em 1908-1909 nos estaleiros da Harland & Wolff na construção do Olympic e Titanic encomendados pela companhia de navegação White Star Line foi o início da época  dos supertrasatlánticos pela primeira vez foram construídos simultaneamente, no mesmo estaleiro dois navios deste tipo. O Olympic foi o primeiro . Foi lançado nos estaleiros de Belfast em 20 de outubro de 1910. Com 30 metros acima do seu rival mais próximo, Naquela época, ele obteve com orgulho o título de maior navio do mundo. Os navios , Lusitânia e Mauritânia, da empresa rival Cunard, pareciam barcos de brinquedo . 

 O Olympic teve seu primeiro problema em sua quinta viagem, perto de Southampton. Um navio de guerra, o HMS Hawke,  (provavelmente atraídos pela turbulência gerada pela grande navio),  atingiu seu casco e abriu uma brecha nas cabines da terceira classe, eles tiveram de voltar para Belfast para reparos, atrasando o lançamento do novo Titanic. Milagrosamente, ninguém ficou ferido , depois de várias tentativas foram considerados culpados  os comandantes do HMS Hawke.

Em janeiro 1912,  o Olympic sofreu a perda de uma pá da hélice no lado estibordo e teve de voltar para o estaleiro de Belfast para o reparo e, novamente, a entrega do Titanic foi adiada . No  mes de março de 1912,  apenas esta foto dos dois  juntos.



A construção do Britannic começou em 1911 também nos estaleiros da Harland & Wolff, em Belfast, assim como seus dois antecessores: RMS  Olympic e RMS Titanic.

Originalmente ele ia se chamar Gigantic. Mas depois da tragédia Titanic bem conhecidos de todos nós, e onde 1.523 pessoas morreram ", foi rebatizado, para não abusar da sorte. Além disso, eles fizeram várias mudanças, incluindo a instalação de um duplo fundo em todo o navio, duplicando também o numero de botes salva-vidas. Como curiosidade, enquanto o Titanic estava afundando, o Olympic estava a 750 km e vinha em sua direção (em uma viagem de Nova York para a Inglaterra na época) e foi um dos primeiros navios a receber as chamadas desesperadas por ajuda de seu irmão gêmeo. Mas ele estava muito longe para vir em seu auxílio.

Mas de volta à Britannic. Seu lançamento aconteceu em fevereiro de 1914 e a companhia de navegação White Star planejava retomar este novo serviço transatlântico entre New York e Southampton. Mas nunca chegou a transportar passageiros. Só navegou com tropas e feridos. Em novembro de 1915, a White Star teve que entregar seu terceiro transatlântico da Royal Navy, foi redesenhado como um navio-hospital, renomeado HMHS Britannic e colocado sob o comando do Capitão Charles Bartlett.


Em 21 de novembro de 1916, quando o Britannic navegava ao largo da ilha grega de Kea, foi atingido por uma mina alemã. A explosão ocorreu no lado estibordo . Enquanto um navio como o Britannic poderia navegar com múltiplos compartimentos alagados, a água não pôde ser contida por portas estanques, muitas foram danificadas e não  fechavam. Além disso, numerosas vigias e plataformas mais baixas foram abertas . Toda esta água inundou com grande velocidade o transatlântico. É Que a maioria das vigias estavam abertas no momento do naufrágio, isto não era conhecido até 1995, Robert Ballard e sua equipe (a que descobriu o Titanic em 1985) equipadas com robôs submarinos que desceu para inspecionar os destroços. Vinte anos antes, Cousteau  havia feito isto com muitos técnicos, mas com equipamentos da epoca só lhe permitia permanecer perto do navio cerca de cinco minutos. Nunca achei a âncora do meu legado que afundou com o navio ( a explicação oficial), que foi atacado por um submarino alemão.

O caso é que apenas 55 minutos após supostamente bater no , Britannic este afundou. Havia 1.036 sobreviventes (incluindo 20 feridos no acidente) e apenas 30 mortes. Um valor baixo, porque o navio se dirigia para pegar feridos. A White Star tinha perdido o seu segundo navio de luxo. E um outro gigante dos mares foi transformado em lenda.



O Olympic, que tinha evitado as desgraças de seus irmãos (que foi chamado pelo nome de "confiável velho do mar") não poderia se livrar da lenda negra. Em 15 de maio de 1934, após a sua chegada em Nova York, devido ao nevoeiro existente naquele dia, atingiu o barco farol Nantucket matando sete de seus onze membros da tripulação. Elas foram as primeiras vítimas que poderiam estar relacionadas com o navio. (exceto os de um submarino alemão que bateu durante a Grande Guerra, que é o único caso na história em que um transatlântico afundou um submarino inimigo.) O acidente foi no final do revestimento. Em 1935, em meio à Grande Depressão, a White Star e a Cunard se uniram e então decidiram que o velho navio não era mais rentável. Após 24 anos de serviço e 257 rotas de viagem concluída. Foi vendido por US $ 500.000 para  Sir John Jervis, membro do parlamento inglês, que acabou revendendo como sucata para  ThomasWard & Sons em Jarrow, na Escócia.

As peças do Olympic foram leiloadas imediatamente antes de o navio ser desmantelado, muitas delas (especialemte a Primeira Classe e as escadaria) pode ser encontrados no White Swan Hotel em Alnwick, Inglaterra. Muitas outras peças e painéis estão ainda na fábrica de tintas Haltwhistle. O restante foi comprado por pessoas ricas na Grã-Bretanha para decoração de suas casas.

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