domingo, 26 de dezembro de 2010

Piratas somalis sequestram navio tailandês no Oceano Índico


Piratas somalis sequestram navio tailandês no Oceano Índico, onde 27 tripulantes foram capturados pelos piratas neste sábado (25). Com isso, número de reféns no litoral da Somália chega a 601.
Navio cargueiro MV Thor Nexus foi sequestrado por
piratas somalis. (Foto: Reprodução/European Union
Naval Force)

Um navio de carga tailandês e seus 27 tripulantes foram capturados neste sábado (25) por piratas somalis no Oceano Índico, de acordo com informações divulgadas pela força naval antipirataria da União Europeia Atalanta.

No momento, os piratas somalis mantêm em seu poder 25 barcos e 601 pessoas sequestradas no litoral da Somália. Eles estão arrecadando milhões de dólares em pedidos de resgate das embarcações capturadas no Oceano Índico e no Golfo de Aden, entrada para o Mar Vermelho.

O "MV Thor Nexus", que pesa mais de 20 mil tonelada e é propriedade de um armador tailandês, foi atacado a cerca de 450 milhas náuticas (cerca de 822 km) a nordeste da ilha de Socotra, no Oceano Índico, próximo à costa africana. O navio zarpou do porto de Jebel Ali, nos Emirados Árabes Unidos, com rumo a Bangladesh. De acordo com a União Europeia Atalanta, todos os seus 27 tripulantes são tailandeses e não se sabe o que foi feito com a carga do navio.

Embora a presença de navios de guerra estrangeiros presentes na costa leste africana tente intimidar a ação dos piratas, eles continuam sequestrando embarcações e exigindo valores altos de resgate.

A União Europeia Atalanta afirma que os piratas agem com facilidade por conta da falta de leis na Somália, país que ficou sem governo efetivo por 19 anos.

O aumento dos sequestros obrigou os navios a navegarem mais próximo da costa para evitar locais que possam facilitar o ataque dos piratas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário