quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Onde anda os moradores de Guaxupé

No dia 27 de setembro na câmara municipal “Jioji Nishida, coordenador do IBGE em Guaxupé, foi sensato e esclarecedor, e suas explicações convenceram os vereadores, de Guaxupé na teoria, sobre o numero de moradores em guaxupé”.
O fundo de Participação dos Municípios é uma arrecadação que o governo federal repassa às cidades brasileiras. Os recursos deste Fundo são divididos de acordo com o número de habitantes de cada cidade. Justamente as cidades com mais de 50 mil habitantes têm, atualmente, o repasse federal bem maior, além de conquistar o direito a inúmeros benefícios sociais que cidades com número inferior não têm, porém os poderes Executivo e Legislativo já estudam uma fórmula para promover uma recontagem paralela, caso o IBGE não apresente um numero maior que 50 mil habitantes.
Espera se eu entendi ou o IBGE ta mentindo ou a prefeitura não acredita no IBGE... isso mesmo... existe uma briga ai, há 20 anos, quando o povo guaxupeano teve sua primeira frustração com o censo daquela época, que apontou a cidade com menos de 50 mil habitantes. Em 2000, a frustração foi maior, pois o que parecia impossível, aconteceu: dez anos depois, novamente o número de habitantes ficou muito próximo dos 50 mil, mas não chegou. Não só o povo, mas também as autoridades da época mostraram-se reticentes com o trabalho do IBGE, mas nunca ninguém se dispôs a questionar o órgão.
Vamos e Voltamos quem vive em Guaxupé acredita na possibilidade de mais de 50 mil habitantes eu mesmo já morei em cidades menores que Guaxupé e que tinham mais de 50 Mil habitantes.
Para a administração pública atual, não atingir este percentual será considerado um grande retrocesso. E a possibilidade clara disso acontecer já está projetada pelo recenseamento que ainda não terminou, e reativou a indignação em relação ao instituto governamental. Que não é de hoje.
O Resultado oficial do IBGE que terminará no dia 20 de outubro estará a disposição do governo cuja estimativa já prevê um total de 49.719 habitantes para Guaxupé em 2010, alguns vereadores cogitaram a necessidade da abertura de uma CPI para investigar a contagem do instituto, pois alguns projetavam uma população de até 60 mil habitantes para Guaxupé neste censo.
                Bem vamos no que eu penso, moro em Guaxupé há 25 anos no total, e nunca respondi uma única pergunta realizada por algum agente do IBGE, morei fora de Guaxupé por 4 anos e respondi a cinco questionários do IBGE isto morando em bairros não considerados centro da cidade....morei próximo ao TG do lado do quartel da PMMG quase de frente com uma das principais escolas publicas de Guaxupé isso pertinho ali da primeira e da maior CRECHE a alguns metros da rodoviária, tenho amigos que moram em diversos bairros e que afirmaram não ter participado de nenhum censo cito os bairros Colmeia l e colméia ll, Parque dos municípios l, Nova Floresta olha só gente moradores de varias partes de guaxupé não foram visitados por recenseadores do IBGE nossas famílias não foram contadas ai eu pergunto você também foi visitado, o titulo deste post deveria ser onde anda os recenseadores do IBGE   e não onde anda os moradores de Guaxupé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário