tag:blogger.com,1999:blog-375791041565486888.post7842923027622490020..comments2023-08-09T04:44:28.205-07:00Comments on Só Palavras: Pela terceira vez em menos de um mês, um vagão do metrô de Teresina descarrilhaSó Palavras?http://www.blogger.com/profile/05520255834817739791noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-375791041565486888.post-72231580059706993752012-11-29T05:54:19.774-08:002012-11-29T05:54:19.774-08:00Prezados, a situação colocada é por demais constra...Prezados, a situação colocada é por demais constrangedora, observando, a foto frontal postada, pode se visualizar a desproporção da largura da bitola, 1,0m com relação largura do trem ~3,15m o que faz com que pequenos desníveis na linha férrea provoque grandes oscilações e instabilidades ao conjunto, tal situação é comum na maioria das capitais no nordeste, exceto Recife-PE.<br /> Entendo que deva haver uma uniformização em bitola de 1,6 m para trens suburbanos de passageiros e metro, e um provável TMV- Trens de passageiros convencionais regionais em média velocidade, máximo de 150 km/h no Brasil, e o planejamento com a substituição gradativa nos locais que ainda não as possuem, utilizando composições como destas 12, (36 unidades) em que a CPTM colocou em disponibilidade em cidades como Teresina-PI, Natal-RN, Maceió-AL, João Pessoa-PB operadas pela CBTU que ainda as utilizam em bitola métrica, com base comprovada em que regionalmente esta já é a bitola nas principais cidades e capitais do Brasil, ou seja: São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, e Curitiba (projeto), e que os locais que não a possuem, são uma minoria, ou trens turísticos.<br /> Esta será uma forma extremamente econômica e ágil de se padronizar, flexibilizar, uniformizar, racionalizar e miniminizar os estoques de sobressalentes e ativos e a manutenção de trens de passageiros no Brasil.<br />Leonihttps://www.blogger.com/profile/10398176294659946504noreply@blogger.com